Cidades

PM confunde cobrador de van pirata com assaltante e dispara tiro na cabeça

postado em 03/03/2013 18:53

O cobrador de uma van pirata foi morto com um tiro na cabeça disparado por policiais militares de Goiás na madrugada deste domingo (3/3) na saída do Jardim ABC, da Cidade Ocidental. Ironildo Pereira dos Santos foi confundido com um adolescente que havia anunciado um assalto no veículo minutos antes da interceptação da Polícia Militar de Goiás (PM-GO), de acordo com informações da Polícia Civil do estado.

Por volta de meia-noite, o menor abordou o motorista e o cobrador no transporte irregular e, armado, anunciou o crime. Após uma luta corporal, Iranildo conseguiu render o jovem com um golpe conhecido por mata-leão e tomou a arma do rapaz. O condutor, então, avistou uma barreira da PM, feita por uma equipe do 3; Comando Regional de Polícia Militar de Goiás (CRPM), e desceu do veículo para pedir ajuda.

Segundo a ocorrência policial registrada na delegacia, os militares exigiram que o homem deitasse no chão e, ao avistar o cobrador e o infrator dentro da van, pediram para que Iranildo abaixasse a arma duas vezes, pois o confundiram com o assaltante. Por não atender o pedido dos policiais, os PMs atiraram duas vezes contra a dupla. Um dos tiros acertou a cabeça do cobrador e ele morreu no local. Os soldados estavam com com uma pistola .40 e uma submetralhadora de mesmo calibre. No Ciops, os PMs disseram não saber de qual arma partiu o tiro. Ambas as armas foram apreendidas, para serem encaminhadas para perícia.

O delegado plantonista do Ciops André Soares Veloso entendeu que os PMs se enganaram e os liberou, sem autuá-los. "Houve um erro, resta apurar se houve culpa dos policiais", afirmou. O caso seguirá nesta segunda (4/3) para o Ciops da Cidade Ocidental, onde a atuação dos militares será investigada.

Procurado em casa pela reportagem, o condutor da van preferiu não se pronunciar, por estar abalado. A reportagem tentou ouvir o comandante da equipe de plantão da região mas as ligações não foram atendidas. O adolescente foi detido e encaminhado à Delegacia da Criança e do Adolescente.

Confira a reportagem da TV Brasília

[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação