Cidades

Trem do metrô para de funcionar e passageiros quebram janela para sair

Os vagões ficaram parados pelo menos por meia hora

postado em 08/03/2013 09:11

15 carros do SAMU e do Corpo de Bombeiros fazem o resgate os passageiros.
Duas composições do metrô perderam tração e pararam de funcionar antes de chegar à estação metropolitana, perto da rodoviária de Taguatinga, na manhã desta sexta-feira (8/3). Os passageiros, que ficaram trancados e começaram a passar mal, não conseguiram abrir as portas com as alavancas de emergência e tiveram que quebrar as janelas para sair do veículo.

Por 48 minutos, toda a linha que seguia de Ceilândia à Águas Claras ficou desativada, mas nenhum outro trem ficou preso com passageiros nos trilhos.

De acordo com a assessoria do metrô, houve um problema técnico no veículo. O protocolo para esse tipo de problema é de que os trens reduzam a velocidade automaticamente e o piloto assuma a direção manual. Porém, segundo relatos de testemunhas, os vagões teriam freiado bruscamente, o que fez com que algumas pessoas batessem a cabeça e trombassem uns nos outros. Não há informações sobre o que teria causado o defeito. Os trilhos foram desenergizados pelo órgão para que os passageiros pudessem descer em segurança.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o Corpo de Bombeiros foram acionados pela empresa. Ao todo, tinham 23 carros das duas coorporações - 11 dos bombeiros e 12 do Samu. Foram examinadas e liberadas 40 pessoas; 15 foram transportadas para o Hospital Regional de Taguatinga (HRT), Hospital de Ceilândia e de Samambaia. Um homem foi transferido para o Hospital Regional da Asa Norte (HRAN) com suspeita de aneurisma e uma gestante, que teve sangramento, foi encaminhada para o Hospital de Samambaia.

De acordo com a major do corpo de Bombeiros Marina Lamballais, a maioria das pessoas que procurou atendimento estava nervosa, mas não tinha ferimentos. Ana Carolina Areia, enfermeira que coordenou o socorro do Samu disse que quando chegaram, os bombeiros já estavam no local ajudando as pessoas. "Alguns passageiros passavam mal e outros tinham recebido pancadas quando o trem parou", disse a enfermeira.

Segundo informações da assessoria, a situação já foi normalizada e os trens já foram para manutenção.

Com informações de Luiz Calcagno


Confira a reportagem da TV Brasília

[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação