Cidades

Distrito Federal vacina 16 mil alunos de escolas públicas contra HPV

A campanha começou no dia 1º de abril e a meta é imunizar 64 mil alunas até o dia 26 deste mês

postado em 12/04/2013 12:07
O HPV pode causar câncer de colo do útero, doença que mata cerca de 90 mulheres por ano, apenas na capital do País

Quase 16 mil meninas de 11 a 13 anos que estudam em escolas públicas e particulares do Distrito Federal foram imunizadas contra o papilomavírus humano (HPV). A campanha começou no dia 1; de abril e a meta é imunizar 64 mil alunas até o dia 26 deste mês.

Por meio de nota, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal avaliou que a imunização, até o momento, está dentro da expectativa de vacinar 25% do público alvo por semana. O HPV pode causar câncer de colo do útero, doença que mata cerca de 90 mulheres por ano, apenas na capital do País.



Segundo o governo do Distrito Federal, para garantir a efetividade da vacina, são necessárias três doses, com intervalo de 60 e 180 dias após a primeira. O calendário de imunização foi organizado conforme o calendário das escolas públicas e privadas, respeitando o período das férias. A primeira dose será aplicada até o dia 26 de abril. A segunda está prevista para o período de 3 a 28 de junho e a terceira, de 30 de setembro a 1; de novembro.

O DF conta atualmente com 800 escolas públicas e privadas. A orientação da Secretaria de Saúde é que os estabelecimentos que ainda não agendaram a vacina procurem o Núcleo de Vigilância Epidemiológica das regionais de saúde.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação