SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Temporada de Niemeyer em Paris influenciou a vida e o trabalho do arquiteto

A relação do mestre modernista com a capital francesa se intensificou a partir de 1964, quando ele partiu para o exílio.

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 28/04/2013 08:00

Helena Mader, enviada especial

Martin Bureaup/AFP - 11/3/04
concreto e arte

Jacques Benoît/Reprodução - 10/6/10

Jacques Benoit/Reprodução - 25/9/06

Jacques Benoit/Reprodução - 25/9/06


Paris — De um lado, a repressão da ditadura militar brasileira, que transformou um arquiteto declaradamente comunista em inimigo público. De outro, a liberdade e o liberalismo da Paris dos anos 1960. Festas, discussões existencialistas, debates aprofundados e sem censura nos cafés e nos boulevards. Logo após o golpe militar, o coração de Oscar Niemeyer se dividiu entre esses dois mundos opostos. Pressionado pelos militares, ele partiu para um exílio da França em 1964. Mas o deslumbramento com a boa vida parisiense era sempre confrontado com a dura situação brasileira enfrentada por seus camaradas. Essa dualidade marcou a temporada de Oscar fora do país e influenciou sobremaneira sua vida e seu trabalho.

Na semana em que Paris recebe a maior exposição já realizada sobre Oscar Niemeyer fora do Brasil, o Correio refaz os passos do mestre modernista na capital francesa para mostrar como a Cidade-Luz influenciou a obra do arquiteto no pós-Brasília. E para revelar como Oscar se transformou em um ícone que ainda influencia gerações de parisienses encantados com a genialidade de sua obra.

Leia mais notícias de Cidades

A exposição Brasília, meio século da capital brasileira, aberta ao público desde ontem na sede do Partido Comunista Francês, é uma homenagem ao maior arquiteto brasileiro de todos os tempos. O belo edifício ao norte de Paris foi seu primeiro projeto no exterior — e talvez um dos mais reconhecidos fora do Brasil. A temporada de Oscar na França foi frutífera: ele projetou construções nos arredores de Paris e em outras cidades francesas.

Tags: