Cidades

Cerca de 260 homens participam de simulação para a Copa das Confedarações

O treinamento do Comando Militar do Planalto é para preparar as autoridades para eventuais problemas durante o evento

postado em 03/05/2013 16:42

O exécito participou de um treinamento para a desobstrução de vias de grande fluxo de carros e o controle de distúrbios

Na tarde desta sexta-feira (3/5), o Comando Militar do Planalto fez uma simulação na capital federal, para treinar a tropa para casos de confusão e acidentes durante a Copa das Confederações e a Copa do Mundo de 2014. Cerca de 260 homens, dos quais 60 deles atuaram como figurantes, participaram de um treinamento para a desobstrução de vias de grande fluxo de carros e o controle de distúrbios. Participaram da operação tropas dos estados de Goiás, do Tocantins, de Minas Gerais e do próprio Distrito Federal.

[SAIBAMAIS] A atividade ocorreu no Centro de Treinamento da Seleção Brasileira em Brasília, localizado atrás da Academia do Corpo de Bombeiros, no Setor Policial Sul. Os militares ensaiaram o possível cenário para ações de segurança, no qual as forças podem ser acionadas pelo Estado durante os eventos.

No exercício, homens do Comando Militar do Planalto fizeram o uso gradual de aplicação de força para desobstrução da pista. Primeiramente, eles tentaram negociar com supostos manifestantes e, em seguida, tentaram intimidá-los com a tropa de choque, mas sem combate físico. Durante o exercício, foram utilizados apenas armamentos não letais, como balas de borracha, cassetete e spray de pimenta, os mesmos que são utilizados em uma situação real, de maneira que não cause danos permanentes aos manifestantes.



Na sequência, jogaram água nos ocupantes da via, quebraram a barricada montada pelos figurantes com veículos blindados, afastaram eles com o uso da tropa de choque e de cães e, por fim, dispersaram a multidão com a cavalaria.

No domingo (5/5), os participantes farão uma apresentação para o público, a partir das 10h, na Praça dos Três Poderes. A cerimônia cívica de encerramento coincide com a troca da Bandeira Nacional e terá também desfile da tropa e apresentação dos alunos do Colégio Militar de Brasília.

A Operação Planalto é uma parceria do Comando Militar do Planalto com a Marinha do Brasil e a Força Aérea Brasileira.



Com informações de Luiz Calcagno e Agência Brasil.

Confira a reportagem da Tv Brasília
[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação