Cidades

Pré-estreia de Faroeste Caboclo será realizada na capital na próxima terça

Para o evento, os protagonista do filme virão à cidade. Mais de mil convidados poderão acompanhar a exibição em seis salas de cinema

Renato Alves
postado em 12/05/2013 08:01
Cenas do longa-metragem dirigido pelo brasiliense René Sampaio: 80% das locações foram filmadas em cidades do Distrito Federal e do Entorno
João de Santo Cristo está vindo para Brasília. E, com ele, Maria Lúcia, Jeremias, Pablo, a gente da tevê, do jornal, do rádio e da internet. Todos querem ver o resultado de seis meses de locações de Faroeste caboclo. Os atores principais, a equipe de direção e quase uma centena de jornalistas credenciados do país começam a chegar à capital amanhã para a pré-estreia do tão esperado filme baseado na canção homônima de Renato Russo. A cidade onde ele escreveu a música e foram rodadas 80% das cenas do longa-metragem será a primeira a ver a obra, que só entra em circuito nacional em 30 de maio.

Em sessão para 1,2 mil convidados, o filme será exibido, pela primeira vez, a partir das 20h30 de terça-feira, nas seis salas do Espaço Itaú de Cinema, no Shopping CasaPark. As entradas são sorteadas nos endereços oficiais do filme nas redes sociais. Mais cedo, os protagonistas da trama darão entrevistas em um hotel da cidade. Entre eles, a grande estrela, Ísis Valverde, que interpreta Maria Lúcia, a ;menina linda; a quem ;o coração dele pra ela o Santo Cristo prometeu; (leia Quem é quem). Ísis alcançou a fama como a piriguete-maria-chuteira Suellen, da novela Senhora do destino, e, em seguida, como a protagonista da minissérie O canto da sereia. Faroeste caboclo é o primeiro longa-metragem dela.

Aos 26 anos e de férias longas após emendar seis novelas e duas minisséries, Ísis não esconde a ansiedade com a estreia de Faroeste. ;A legião de fãs do Renato Russo é que fez isso acontecer. Quem nunca disse que Faroeste caboclo daria um filme? Todo mundo gosta das músicas dele;, comentou ela, que chegará a Brasília com uma equipe exclusiva de maquiadores e cabeleireiros, já que, além de protagonista, é garota-propaganda de uma marca mundial de cosméticos. Ela também quer reencontrar Brasília, cidade onde passou três meses por causa das locações.

Para o evento, os protagonista do filme virão à cidade. Mais de mil convidados poderão acompanhar a exibição em seis salas de cinema
Como na música, em Faroeste caboclo, o filme, o gosto pela maconha leva Maria Lúcia a conhecer os inimigos Jeremias e Santo Cristo. Os traficantes se encontraram pela primeira vez em um casarão do Lago Sul. O primeiro é marcado pelas roupas de couro e um bigodão ao estilo mexicano, típico dos faroestes norte-americanos. Para manter o clima de bangue-bangue, o diretor René Sampaio escolheu as ruas empoeiradas do Jardim ABC para rodar as cenas de Ceilândia do fim dos anos 1970. A comunidade do Entorno recebeu uma cidade cinematográfica e a equipe de Faroeste por quatro semanas. Em uma rua do Jardim ABC, bairro pobre, empoeirado e violento da Cidade Ocidental (GO), os produtores ergueram casinhas e bares de madeira.

Para o evento, os protagonista do filme virão à cidade. Mais de mil convidados poderão acompanhar a exibição em seis salas de cinema
Cenários
Mais de 80% do tempo de tela de Faroeste caboclo é ocupado por cenas rodadas no Distrito Federal e no Entorno. ;O resto foi rodado em Pau Ferro, sertão de Pernambuco, e no Polo de Cinema de Paulínia (SP);, detalha o brasiliense René Sampaio. O filme também marca a estreia dele à frente de um longa-metragem. No universo do cinema, ele é respeitado por curtas como Antes do fim, O Homem e, principalmente, Sinistro, vencedor de sete candangos no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, de dois kikitos no Festival de Gramado e mais de 10 prêmios em outros festivais do Brasil.

Formado em jornalismo e publicidade pela Universidade de Brasília (UnB), René dirige também comerciais. É ainda renomado e premiado nessa área, tendo alcançado diversos prêmios como o Leão de Prata, em Cannes, em 2005. Desde o início dos anos 2000, trabalha com cinema independente e propaganda na produtora Fulano Filmes, da qual é sócio, e onde faz comerciais, conteúdos para tevê e projetos para cinema.

Faroeste caboclo foi o último trabalho como ator de Marcos Paulo, morto em novembro. Ele viveu um político conservador e influente, o senador Ney, pai de Maria Lúcia. O personagem não vê com bons olhos a relação da filha com Santo Cristo. Marcos Bernstein e Victor Atherino assinam o roteiro inspirado na música escrita em 1979. A primeira versão teve consultoria de Bráulio Mantovani, Cristiano Bortoni, José Eduardo Belmonte e Michel Melamed. Philippe Seabra, líder da banda brasiliense Plebe Rude, é o autor da trilha sonora de Faroeste caboclo.

Quem é quem
João de Santo Cristo
No cinema, o soteropolitano Fabrício Boliveira participou de 400 contra 1
e Tropa de elite 2. Na tevê, protagoniza a minissérie Subúrbia, da Globo.

Jeremias
Felipe Abib, jovem ator de teatro, interpreta o ;traficante de renome; inimigo de Santo Cristo. Ele atuou em 180;, longa-metragem de Eduardo Vaisma.

Maria Lúcia
Ísis Valverde, a piriguete-maria-chuteira Suellen da novela Avenida Brasil, interpreta a ;menina linda; por quem Santo Cristo se apaixona.

Pablo
Na fita, ;o peruano que vivia na Bolívia e muitas coisas trazia de lá; é interpretado pelo uruguaio César Troncoso, o protagonista Beto, de O banheiro do Papa.

Senador Ney
O personagem, pai de Maria Lúcia ; ele não está na canção-título ;, é interpretado pelo global Marcos Paulo, que após uma longa temporada voltou a trabalhar como ator. Ele morreu em novembro do ano passado.

Marco Aurélio
Outro personagem criado para o filme. Vivido por Antonio Calloni, trata-se do líder de um grupo de policiais corruptos que dão proteção ao traficante Jeremias.

Ficha técnica
Para o evento, os protagonista do filme virão à cidade. Mais de mil convidados poderão acompanhar a exibição em seis salas de cinema
País de produção: Brasil
Duração: 105 minutos
Direção: René Sampaio
Roteiro: Marcos Bernstein e Victor Atherino, inspirado na música de Renato Russo
Trilha: Philipe Seabra e Lucas Marcier
Elenco: Fabrício Boliveira, Isis Valverde, Felipe Abib, Antonio Calloni, César Trancoso, Marcos Paulo, Flávio Bauraqui, Lica Oliveira , Cinara Leal, Juliana Lohmann, Rodrigo Pandolfo, Leonardo Rosa, Tulio Starling, Romulo Augusto, Andrade Júnior, Caco Monteiro, entre outros.
Participação especial: Giuliano Manfredini, filho de Renato Russo
Produção executiva: Bianca de Felippes e Marcello Ludwig Maia
Produção: Gávea Filmes, Fogo Cerrado e República Pureza
Produção associada: Fulano Filmes
Coprodução: Globo Filmes e Telecine
Distribuição: Europa Filmes e Rio Filmes

Por dentro da película
Tragédia brasileira

Escrita por Renato Russo em 1979, Faroeste caboclo conta as desventuras de João de Santo Cristo, o ;bandido destemido e temido no Distrito Federal;. A narrativa vai desde o nascimento numa fazenda no interior da Bahia à sua morte, num duelo com o traficante Jeremias, em Ceilândia. A letra virou febre nacional após ser gravada e lançada pela Legião Urbana em 1987 no disco Que país é este?, o terceiro da banda. A música tem 1.239 palavras, 159 versos e 9 minutos e 3 segundos de duração.

Produção conjunta
Faroeste caboclo é o primeiro longa de René Sampaio, além do trabalho de estreia da Gávea Filmes, de Bianca De Felippes. Ela é ex-sócia de Carla Camurati na Copacabana Filmes, que abrigou o projeto inicialmente. A Gávea Filmes divide a produção do longa baseado na canção de Renato Russo com a República Pureza (RJ) e a Fogo Cerrado Filmes (DF).

Trilha sonora

Outro candango envolvido na obra é o músico Philippe Seabra, fundador, vocalista, guitarrista e letrista da Plebe Rude, banda formada nos anos 1980 em Brasília, como Os Paralamas do Sucesso, o Capital Inicial e a Legião Urbana. Seabra é o responsável pela trilha sonora de Faroeste caboclo, que deve incluir a canção-título. Mas como ela aparecerá é o maior segredo do longa.

Morte precoce
Registrado como Renato Manfredini Júnior e nascido em 27 de março de 1960, o cantor e compositor adotou o nome artístico Renato Russo quando morava em Brasília e ainda iniciava a carreira. Primeiro, ele integrou o Aborto Elétrico, que, após o fim, deu origem à Legião Urbana e ao Capital Inicial. Bissexual assumido, Renato morreu devido às complicações causadas pela Aids, aos 36 anos, em 11 de outubro de 1996.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação