Cidades

Campanha contra leishmaniose examina 378 cães no Lago Norte e Varjão

Governo programou calendário de ações para todo o mês de maio para reduzir números da doença no DF

postado em 18/05/2013 19:25
Durante todo o dia, 378 cães no Lago Norte e Varjão fizeram exames de sangue para identificar leishmaniose, ação que faz parte da campanha de combate à doença, lançada em abril pela Secretaria de Saúde do Distrito do Federal.

"São montados estandes de coleta de sangue dos cães para teste rápido de leishmaniose visceral; quem passa pelo local também tira dúvidas sobre o ciclo de vida do inseto e do animal contaminado", detalha a gerente de Vigilância Ambiental da Zoonoses (Gevaz), Lúcia D;Andurain.

A doença é causada por um protozoário e transmitida por um mosquito aos cachorros, que apresentam sintomas como perda de apetite, feridas no corpo, unhas crescidas, queda de pelos e secreção nos olhos.

Para evitar a zoonoses, os agentes de saúde montaram estandes nos estacionamentos em frente ao Centro de Saúde n; 16, próximo à Administração do Varjão, e do Shopping Deck Norte, no Lago Norte.

Na campanha que ocorreu de 9h00 às 16h00, 38 dos 378 testes rápidos realizados deram resultado reagente, foram repetidos e terão uma resposta definitiva em oito dias.

Campanha

A ação foi iniciada em abril e já passou pela Asa Norte e o Jardim Botânico. Outros 1.667 testes foram feitos no laboratório Central da Secretaria de Saúde e 187 deles deram positivo para a doença.

Leia mais notícias em Cidades

"É uma oportunidade de obter informações sobre a leishmaniose, além de fazer o teste que tem resultado rápido", disse o morador do Lago Norte Pedro Ramos, que levou o cachorro à tenda montada no Shopping Deck Norte acompanhado da filha.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação