Cidades

Mapa Gentil oferece oficinas, aulas para professores e consciência urbana

postado em 22/05/2013 07:30
As luvas na mão e a habilidade com o desenho e o spray denunciam Lucas Rodrigues, de 19 anos. O estudante é um ex-pichador, que, aos 14, começou a percorrer as ruas da Vila Telebrasília, onde mora, para escrever clandestinamente nos muros. Hoje, longe das provocações entre as gangues, ele não esquece a semana em que passou detido no Centro de Atendimento Juvenil Especializado (Caje), após ser pego por um policial.

A rotina sofreu uma reviravolta, e o jovem descobriu o lado artístico das intervenções urbanas. Na manhã de ontem, ele pôde colocar o conhecimento em prática durante a oficina de estêncil com alunos do Centro de Ensino Médio EIT (Cemeit), de Taguatinga. O curso, de seis dias, faz parte do projeto Mapa Gentil, idealizado pela artista plástica Janaína André. Além das lições sobre o grafite, lecionadas pela também artista plástica Juliana Borgê, haverá turmas de criação de personagens, palavra e poesia, instalações e arte urbana ; todos com vagas disponíveis. ;A pichação leva à violência, ao contrário do grafite. Se eu grafito em lugares rivais, eles vão me respeitar. Existe uma troca, é uma paz;, descreve Rodrigues.

O programa educativo existe desde o ano passado, quando a proposta era intervir em espaços públicos de Taguatinga, de Ceilândia, de Samambaia e do Riacho Fundo. Artistas e estudantes do Cemeit fizeram trabalhos de estêncil, grafite, pintura, lambe-lambe e adesivos em 63 pontos diferentes das regiões administrativas apontados em um mapa.

Veja a programação completa das oficinas do Projeto Mapa Gentil


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação