Cidades

Expectativa é de que R$ 18,9 milhões sejam injetados no DF durante a Copa

Comércio e serviços são os segmentos mais otimistas, com previsão de alta de 5% a 10% nas vendas. Na hotelaria, a ocupação chegou a 80% dos 23 mil leitos

Flávia Maia
postado em 14/06/2013 07:00
O comerciante Francisco Albuquerque espera faturar R$ 700 a cada R$ 2 mil com a venda de mercadorias não oficiais verde-amarelas

Apenas um jogo e uma projeção de R$ 18,9 milhões mais na economia local, prevê a Companhia de Planejamento do Distrito Federal. Com essa cifra, a partida de abertura da Copa das Confederações com o jogo entre as seleções do Brasil e do Japão anima o setor produtivo local e sinaliza que vale a pena investir em grandes eventos internacionais, como a Copa do Mundo no ano que vem. Segmentos como o de comércio e serviços se mostraram os mais animados com o torneio. A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do DF (Fecomércio) aposta em aumento de 5% a 10% nas vendas. A Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) é mais otimista ainda e espera um incremento de 30% em relação aos dias normais.



[SAIBAMAIS]Caso as vendas aumentem 10%, conforme a expectativa da Fecomércio, em uma semana, R$ 70 milhões a mais serão injetados na economia brasiliense pelas compras em lojas, gastos com alimentação e hospedagem. ;Como nunca tivemos um evento desse tipo em Brasília, a comparação fica complicada. O setor trabalha com expectativas e esperamos que elas se confirmem. O jogo entre Flamengo x Santos deu um sinal, e esperamos que o sucesso se repita e seja ainda maior;, diz Adelmir Santana, presidente da Fecomércio.

Comerciante na Rodoviária do Plano Piloto, Francisco de Assis Albuquerque, 60 anos, está otimista com as vendas de produtos não oficiais verde-amarelos para o jogo de abertura. Ele estabeleceu preços populares para as mercadorias, como a camisa canarinho genérica a R$ 25, e a bandeira para carros, a R$ 5. ;Preferi colocar os valores baixos para que todo mundo tenha condições de se enfeitar, até mesmo quem não vai ao estádio;, brincou. O valor investido Albuquerque não revela, mas conta que espera ter lucro de R$ 700 a cada R$ 2 mil vendidos.

Comércio e serviços são os segmentos mais otimistas, com previsão de alta de 5% a 10% nas vendas. Na hotelaria, a ocupação chegou a 80% dos 23 mil leitos

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