Cidades

45 manifestantes foram encaminhados à delegacia neste sábado, diz polícia

Titular da 5ª Delegacia de Polícia diz que vai apurar se houve excesso por parte dos policiais militares

postado em 15/06/2013 21:22
A 5; Delegacia de Polícia informou que 45 pessoas que participavam de protestos contra a Copa das Confederações neste sábado (15/6) foram encaminhadas à DP, entre vítimas dos disparos policiais, testemunhas e manifestantes.

Ao todo, 16 pessoas foram detidas e 10 adolescentes apreendidos e encaminhados à Delegacia da Criança e do Adolescente.


Dos 16 manifestantes presos, 14 foram liberados e encaminhados ao IMLDos 16 manifestantes detidos, 14 já foram liberados e encaminhados ao IML e dois continuam na delegacia, onde sairão sob pagamento de fiança. Todos foram enquadrados no artigo 41-B do Estatuto de Defesa do Torcedor, que trata sobre causar tumulto, e a maioria irá responder, também, por desobediência e desacato. Além disso, um deles irá responder por porte de maconha e dois por dano ao patrimônio público.

O estudante Augusto de Assis, 22 anos, estava ferido no rosto e alega ter levado um tapa de um policial militar. O rapaz perdeu os óculos e os chinelos quando foi preso. "Vi que uma pessoa estava sendo presa, reclamei que aquilo era uma ação arbitrária e acabei indo junto. Vou responder por tumulto, desacato e resistência. Mas a luta continua até o Brasil mudar." O professor Antônio Luna, 27 anos, também foi detido. "Os policiais não tiveram tolerância alguma. Agora nós vamos continuar."

Excessos

O titular da 5; DP, Marco Antônio Almeida, afirmou que vai apurar se houve excessos da Polícia Militar. Ele irá avaliar as imagens captadas pelas emissoras de TV e pelas viaturas policiais, que são equipadas com câmeras, além de ouvir testemunhas. "Ao que tudo indica, os policiais se esforçaram bastante para que não se chegasse a esse resultado, mas todos os eventuais excessos cometidos por policiais serão investigados", confirmou.

Segundo Almeida, que estava dentro do estádio, os manifestantes agiram de maneira afrontosa à ordem, furando fila e atrapalhando as pessoas que passavam pelo detector de metais. Ele também acusa os manifestantes de planejar invadir o estádio e tentar bloquear a passagem do ônibus da seleção.

Com informações de Juliana Colares e Mara Puljiz.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação