Cidades

Impasse entre presidentes da Câmara e do Senado trava estratégia policial

Sem autorização dos líderes das duas Casas, Comando da PM fica impedido de fazer a segurança dentro do prédio

postado em 17/06/2013 22:32

A falta de entendimento entre os presidentes da Câmara e do Senado, André Vargas (PT/PR) e Renan Calheiros (PMDB), respectivamente, chegou a dificultar a ação da Polícia Militar, que trabalhou na tentativa de evitar que a parte interna do Congresso Nacional fosse invadida por cerca de 10 mil manifestantes. Por questões legais, a força policial do DF só pode atuar dentro das duas Casas com autorização por escrito dos seus presidentes.


Vargas pediu interferência da PM ao governador Agnelo Queiroz. Ele entende que a Polícia Legislativa não tem efetivo suficiente para conter a massa. Renan Calheiros, no entanto, não permitiu a intervenção. A informação foi passada ao Correio pelo chefe do Departamento Operacional da PM, coronel Jair Lobo Rodrigues. "Tecnicamente, não temos condições de proteger apenas parcialmente o interior da Casa do Poder Legislativo. Vamos permanecer fazendo o cerco do lado de fora", afirmou o oficial.

Sob o risco de ver o patrimômio da Câmara dos Deputados depredado, no fim da noite, o comando da Casa chegou a autorizar a entrada da Polícia Militar no prédio para conter a invasão de manifestantes, caso a situação ficasse mais complicada. O confronto, porém, não foi necessário. ;A ideia de contê-los por fora teve sucesso e eles foram embora sem maiores problemas;, comentou o diretor-geral da Câmara, Sergio Sampaio.

Sampaio diz ter sido agredido pelo grupo que invadiu o parlamento com chutes e cuspes, assim como alguns funcionários, mas nenhum ficou ferido. Segundo ele, os ativistas quebraram a vidraça da primeira vice-presidência da Casa. Também foram encontradas garrafas de gasolina e coquetel molotov na parte superior da Câmara. De acordo com a Polícia Militar, uma viatura da corporação foi depredada. Ao todo, 110 seguranças legislativos participaram da operação de dentro do prédio e 400 policiais militares do lado de fora.

Ainda de acordo com a PM, 10 mil pessoas participaram do protesto, dois agentes e um manifestante ficaram feridos.

Com informações de Leandro Kléber

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação