Cidades

GDF anuncia desativação do Caje e inauguração de três novas unidades

As novas unidades de internação serão construídas em São Sebastião, Brazlândia e Santa Maria

postado em 05/07/2013 16:02
O Caje, Unidade de Internação para menores do Plano Piloto,. Os internos serão transferidos para as novas unidades que serão inauguradas em São Sebastião, Brazlândia e Santa Maria. As obras estão orçadas em R$ 38 milhões.

De acordo com a secretária da Criança do DF, Rejane Pitanga, o GDF assinou um termo de compromisso com o Conselho Nacional de Justiça de desativar o Caje até 2015, porém o processo foi acelerado, e até o fim do ano a Unidade de Internação estará fechada.

As novas unidades de São Sebastião e Brazlândia serão inauguradas em setembro. A unidade de Santa Maria ficará pronta em outubro. Cada centro terá 6mil m; de área construída, com 10 módulos que receberão, no máximo, 90 adolescentes.

No local, os internos terão escola, uma área de saúde com enfermaria e atendimento odontológico e médico, quadra coberta, campo de futebol, teatro de arena, espaço ecumênico, além de área de visita e horta. Os internos ainda encontrarão um programa, que será desenvolvido em parceria com a Secretaria de Saúde, para prevenção ao uso de tabaco e outras drogas.

"O objetivo é a ressocialização dos adolescentes, com profissionalização e educação", afirmou Pitanga.

A Secretaria da Criança pretende retirar até agosto 140 jovens do Caje. Serão abertas 60 vagas na Unidade de Internação de São Sebastião, onde ficarão apenas os adolescentes em internação provisória e mais 80 vagas na unidade que será inaugurada nas proximidades do Recanto das Emas para os jovens que estão finalizando a medida.

Além disso, o governo pretende inaugurar, em 2014, mais duas unidades de internação: uma em Sobradinho, com capacidade para 90 internos, outra no Gama para 54 meninas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação