Cidades

Novas 835 câmeras de segurança vão custar R$ 26 milhões ao Distrito Federal

Os equipamentos devem ser instalados até o fim do ano

postado em 09/08/2013 17:58

As imagens em alta resolução permitem identificar detalhes como placas de carros
O Distrito Federal ganhará 835 câmeras de segurança até o final do ano, após a Redecom ganhar processo licitatório - o resultado foi divulgado nesta sexta-feira (9/8). O custo da operação será de R$ 26 milhões.

Os primeiros equipamentos serão instalados em Brasília, Guará, Cruzeiro, Lago Sul, Sudoeste/ Octogonal, Park Way, Estrutural, SIA, Taguatinga, Brazlândia, Ceilândia, Samambaia, Águas Claras e Vicente Pires.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP/DF), as novas câmeras estarão conectadas em rede acessível também via telefone celular de profissionais da segurança pública. A tecnologia agiliza a identificação de suspeitos durante operações policiais.

As imagens são produzidas em alta definição para permitir a identificação de placas de veículos e pessoas. Batalhões da Polícia Militar farão o monitoramento das imagens, e haverá um comando central na sede da Secretaria de Segurança Pública.

Outro recurso tecnológico é a emissão de um som quando as câmeras identificam ocorrência atípica - como um carro na contramão, por exemplo. Alguns equipamentos terão sensores de temperatura. Ficarão instalados próximas a parques nacionais, para ajudar na prevenção de incêndios.



Uma nova licitação, ainda sem data marcada, vai permitir a aquisição de 765 novas câmeras, para todas as demais regiões do DF.

Outras 15 empresas participaram dessa licitação. Venceu a que ofereceu o menor preço, segundo o governo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação