Cidades

Plano Piloto e Taguatinga lideram ranking de poluição sonora

A conscientização é a causa do aumento das denúncias, verificadas por apenas oito fiscais

postado em 15/08/2013 06:06
O especialista e professor Sérgio Garavelli em frente a uma obra: uma britadeira chega a produzir 120 decibéis

O brasiliense está mais consciente dos limites de ruído nas áreas urbanas. Em 2012, das 1.035 denúncias registradas no Instituto Brasília Ambiental (Ibram), 521 eram de poluição sonora. O número corresponde a 50% das reclamações. Somente em julho deste ano, 46 ocorrências, das 117 realizadas pelos canais de ouvidoria do órgão, estavam relacionadas à perturbação da tranquilidade. A maioria das queixas é de moradores do Plano Piloto. Em segundo lugar, aparece Taguatinga.

Segundo o superintendente de Licenciamento e Fiscalização do Ibram, Aldo César Vieira Fernandes, a liderança das duas regiões administrativas no ranking não se justifica apenas pela gravidade do problema, mas também pela conscientização dos moradores. Quanto mais conhecimento a população tem de seus direitos, mais reclamações ela faz. Levantamento realizado durante o primeiro semestre deste ano pelo instituto indica que diferentes áreas do DF estão com nível moderado ou insatisfatório de ruído. A única exceção é o Parque Três Meninas, em Samambaia, classificado como excelente.

A análise feita com o medidor de decibéis (dB) estabelece intervalos de Nível Sonoro Equivalente (Leq). Menos de 50 é excelente; de 51 a 70 é moderado; de 71 a 90, insatisfatório; de 91 a 110, é alerta; e mais de 111, extrema.

As rodoviárias do Gama, de Ceilândia, de São Sebastião, do Plano Piloto e do Paranoá são os locais mais barulhentos, assim como o 1; Distrito da Polícia Rodoviária Federal, na BR-040, e o Viaduto Ayrton Senna. Em média, foram registrados 77,5dB nesses pontos.

A conscientização é a causa do aumento das denúncias, verificadas por apenas oito fiscais

Onde reclamar
Para denunciar níveis de ruído acima dos limites determinados em lei, procure a ouvidoria do Instituto Brasília Ambiental (Ibram).

Página da internet: http://www.ibram.df.gov.br/ouvidoria.html

Telefone: no número 162

A matéria completa está disponível aqui para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação