Cidades

Exigência da Fifa, portal próximo ao aeroporto divide opiniões

Apesar das reclamações, inclusive em redes sociais, a retirada só deve ocorrer após a Copa do Mundo, em julho de 2014

postado em 21/08/2013 06:01
Com 42 metros de largura, a estrutura padronizada na cor vermelha ganha símbolos locais, como o Congresso, a Torre Digital e a Ponte JK

A mais recente polêmica arquitetônica, no Distrito Federal, tem cor, forma e marca. Trata-se de um pórtico vermelho instalado na Estrada Parque Aeroporto (Epar), via que dá acesso ao Aeroporto Internacional de Brasília Juscelino Kubitschek. A estrutura tem 42m x 12m e é de responsabilidade de uma empresa de refrigerantes patrocinadora da competição mundial de futebol. A função é dar as boas-vindas aos turistas que desembarcam por ocasião dos jogos, uma exigência da Fifa. O portal, no entanto, não agradou a muitos moradores, que questionam a proporcionalidade e a imposição da estrutura em um espaço público. De grandes dimensões, o pórtico patrocinado cruza as seis pistas da Epar, nos dois sentidos. Foi instalado em junho para a Copa das Confederações e, apesar das reclamações, inclusive em redes sociais, a retirada só deve ocorrer após a Copa do Mundo, em julho de 2014.

A instalação foi autorizada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF), órgão que administra a área, para a Secretaria de Publicidade Institucional (Sepi), pasta que gere as ações e os contratos de propaganda relacionados à Copa. A Sepi, por sua vez, concedeu o direito à empresa de refrigerantes de explorar a marca no local. O patrocinador cumpre a exigência da organizadora dos eventos de receber os visitantes com instalações de boas-vindas. Assim, todas as cidades sedes estão submetidas a essa obrigação.

Procurada, a multinacional de bebidas não informou o quanto foi investido para a construção do pórtico nem se ouviu a opinião da população a respeito da estrutura. O autor do projeto, o cenógrafo fluminense Clécio Régis, explica que a proposta é que se estabeleça uma relação direta e imediata com o turismo. A ideia é apresentar os principais símbolos da cidade e relacioná-los, de forma sutil, com a marca do fabricante. ;Pensamos de forma a construir algo objetivo e direto, para que o turista identifique imediatamente os principais pontos de Brasília. A relação com a marca é feita apenas pela cor vermelha e pela silhueta da garrafa;, explicou.

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