Cidades

Oficina ensina a fazer origamis inspirados nas obras de Athos Bulcão

As dobraduras vão resultar em objetos de papelaria como cartões e envelopes

postado em 03/09/2013 06:22

A arte educadora Solange Pereira e o origamista paraense Falk Brito: técnica japonesa exige paciência e persistência

Pintor, escultor, arquiteto, desenhista, autor de mosaicos. A arte de Athos Bulcão está espalhada por toda a capital. Seja nos azulejos, seja nas obras seja na leveza dada ao concreto de Niemeyer, é difícil encontrar um brasiliense que não reconheça esse trabalho. Inspirados na diversidade de Athos, os amigos Solange Pereira e Falk Brito decidiram iniciar o projeto Desdobrando o Artista, em que farão uma releitura das obras por meio do origami. Em seis horas de aula, os brasilienses poderão aprender a transformar a técnica tradicional japonesa em cartões, envelopes, bloquinhos e marcadores de páginas.

Leia mais notícias em Cidades

A parceria une os conhecimentos de uma arte educadora e arte terapeuta com um origamista paraense que se conheceram em um curso de ilustração há pouco mais de dois meses e tiveram a ideia de abrir um espaço para trabalhar a história de artistas locais com a terapia que os origamis podem proporcionar. ;Seguindo esse pensamento, pensamos em iniciar o projeto com Athos, porque origami é geometria e módulo, e ele trabalhava com módulos geométricos em cores;, explicou Solange Pereira, proprietária do ateliê Ato com Texto, na 705/905 Sul, onde serão ministradas as aulas.


A matéria completa está disponível aqui para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação