Cidades

Morre aos 83 anos Raul de Xangô, pai de santo respeitado no DF

Causa da morte ainda é desconhecida

postado em 05/09/2013 09:35
Raul na Aldeia do Lago Norte: três livros publicados
Raul Lenício Trindade de Araújo, 83 anos, líder religioso respeitado no Distrito Federal, foi encontrado morto no apartamento em que morava, no Cruzeiro, na tarde desta quarta-feira (5/9). Segundo informações preliminares, Raul de Xangô, como era conhecido, morreu entre segunda e terça-feira (4/9).

O velório está ocorrendo no Templo de Xangô, no setor de mansões do Lago Norte. O sepultamento será às 10h30 de sexta-feira (6/9), no Cemitério Campo da Esperança. Xangô nasceu em Natal (RN) e chegou a Brasília em 1967. Ele costumava ir ao templo todas as quartas, quintas e sextas-feiras da semana.



Pai de santo conhecido, Raul dedicou a vida aos trabalhos do candomblé (religião afro-brasileira). O primeiro de terreiro de Raul no DF foi no Núcleo Bandeirante. Depois, mudou-se para o Paranoá e atualmente atendia os filhos de santo no núcleo rual próximo ao Lago Norte.

Segundo relatos de pessoas próximas, o terreiro era reservado a amigos. Porém, os trabalhos de Raul de Xangô não se limitavam à religião. Ele também era músico, compositor, poeta e escritor. Chegou a publicar três livros: ;1994 - O Ano do Cão; , ;Ori Axé - Cabeça Feita; e ;Tarô, o Baralho dos Deuses;.

Foi dono de ateliê que vendia produtos ligados à cultura religiosa afrodescendente e participou de filmes - entre eles um documentário biográfico. Data e hora do velório ainda não foram confirmadas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação