Cidades

De acordo com o governo, 50 pessoas foram detidas nas manifestações

Todos os detidos já foram liberados

postado em 07/09/2013 21:17
Todos os detidos já foram liberados

O secretário de Segurança Pública do Distrito Federal (DF), Sandro Avelar, avaliou como positiva a atuação da Polícia Militar durante os eventos deste sábado (07/9). Segundo Averlar, 50 pessoas foram detidas nas manifestações, sendo 15 menores de idade. Todos foram liberados. O representante do Governo do Distrito Federal (GDF) garantiu que as denúncias de incidentes e abusos da polícia serão apurados administrativamente.

O último confronto entre policiais e manifestantes ocorreu na Catedral, onde o Bope conteve a confusão e revistou pessoas que passavam pela Esplanada. Um grupo de cerca de 100 manifestantes voltou a descer para o Congresso, mas foram dispersados.

Antes disso, os manifestantes haviam se concentrado no Museu da República. No local, as autoridades usaram jatos d;água para dispersar a multidão. O local é a sede do primeiro dia do festival Celebrar Brasília, por isso as autoridades tentaram retirar as pessoas rapidamente do local.



Todos os detidos já foram liberadosDurante a tarde, cerca de 300 manifestantes ocuparam a plataforma superior da Rodoviária do Plano Piloto e brigaram com a PM em frente a um shopping próximo ao local. A multidão tentou invadir o shopping e enfrentaram fortes reações das forças de segurança. A polícia usou bombas de efeito moral e spray de pimenta para disperar os protestantes. Durante os conflitos, comerciantes fecharam as portas com medo de terem prejuízos.

Quebra-quebra

Por volta das 14h, manifestantes que tentavam subir para o Estádio Nacional pela W3 Norte protagonizaram mais atos de vandalismo. Um grupo atirou pedras em uma concessionária e quebrou carros que estavam lá expostos.

Na Esplanada, no final da manhã deste sábado (07/9), o protesto foi marcado por acusações de violência por parte da PM. Jornalistas que estiveram no local relataram problemas com os policiais. A Secretaria de Segurança, no entanto, negou o uso de força excessiva e a assessoria da PM disse que só foi usado gás de pimenta e bombas de efeito moral porque os ativistas tentaram romper o bloqueio no Eixo Monumental.

Público decepcionante


Todos os detidos já foram liberadosDurante a manhã, no desfile da Independência, os manifestantes protestaram contra a corrupção, lembrando a absolvição do deputado Natan Donadon (RO). No evento, eram esperadas 25 mil pessoas, mas apenas 5 mil compareceram. O número foi bem inferior ao do ano passado, quando 35 mil pessoas estiveram na Esplanada.

Entre as autoridades presentes estavam a presidente Dilma Rousseff, o Vice-Presidente Michel Temer e o Governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz.

Com informações de Luiz Calcagno, Kelly Almeida, Gláucia Chaves, Leandro Kleber e equipe do Correio

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação