Cidades

Moradores reclamam dos riscos na travessia de avenida em Santa Maria

Avenida Alagado, em Santa Maria, onde a adolescente Fernanda Gabriely morreu ao ser atropelada por ônibus, respondeu por quase 40% dos óbitos em faixas de pedestres no DF em 2012

Adriana Bernardes
postado em 19/09/2013 06:00
Valdimilson, pai de Fernanda, esteve no local onde a menina foi atropelada e morta:

A morte ronda as faixas de pedestres da Avenida Alagado, em Santa Maria. Nem mesmo quando atravessa a via no equipamento de segurança, quem anda a pé está livre de risco. Das oito mortes ocorridas no Distrito Federal no ano passado sobre as listras brancas, três ; ou seja, 37,5% ; foram na Alagado. No fim da tarde de terça-feira, mais uma vida se perdeu da mesma forma. Fernanda Gabriely Ribeiro da Silva, 13 anos, morreu ao ser atingida por um ônibus da Viação Planeta. A amiga dela, Aline de Carvalho, 14, permanece internada no Hospital de Base.

A pista onde o acidente ocorreu é estreita. São necessários apenas 10 passos para atravessá-la. O totem ; semáforo para pedestre ; está funcionando normalmente e a faixa, bem conservada. O ônibus atingiu as meninas na parte da esquerda. A direita estava ocupada por um carro particular, que parou para elas atravessarem. O lugar fica na esquina da rua do Hospital Regional de Santa Maria, onde Aline foi socorrida e depois transferida para o Hospital de Base. Segundo a avó, a menina deve perder parte do baço e está com uma fratura na coluna. O estado de Aline é grave. Ela foi avaliada por uma equipe médica que descartou por ora a necesidade de cirurgia, mas ela continua sob cuidados especiais na sala vermelha, que indica risco de morte.

A Polícia Civil apura as causas do acidente. O motorista do ônibus, Luciano de Oliveira Monteiro, contou na 33; Delegacia de Polícia (Santa Maria) que o sinal estava verde para ele passar. No entanto, testemunhas contam o contrário: as jovens atravessaram com o semáforo vermelho para o condutor. Passageiros teriam relatado aos familiares das vítimas que o condutor do ônibus dirigia acima da velocidade permitida, de 60 km/h. No local, não há marcas de frenagem.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação