Cidades

Mais de 80% dos estupros ocorrem dentro da casa da vítima ou do agressor

Ceilândia, Samambaia, Gama, Planaltina e Taguatinga foram as as Regiões Administrativas que apresentaram a maior incidência do crime

postado em 24/09/2013 16:56
O DF registrou 79 ocorrências de estupro no mês agosto de 2013. Desse total, 65 (82,7%) foram cometidas dentro da residência da vítima ou do agressor. Em 85,2% dos casos os autores tinham vínculo com as vítimas.

Os dados foram divulgados nesta terça-feira (24/9) pela Secretaria de Estado de Segurança Pública do DF. O levantamento mostra que em apenas 35% dos registros (28 casos) o boletim de ocorrência foi feito no mesmo dia do fato, enquanto em 64,6% dos casos (51) foram registrados em até um ano após o crime, o que pode dificultar a atuação da polícia e a punição do acusado.

;O número de estupros ocorridos nos ambientes domésticos é alarmante e precisamos que as vitimas e seus familiares denunciem para que a polícia possa atuar, pois somente dessa forma temos elementos fazer com que o agressor responda pelo crime;, destacou o responsável pela pasta da Segurança Pública no DF, Sandro Avelar.

Entre as Regiões Administrativas, Ceilândia, Samambaia, Gama, Planaltina e Taguatinga foram as que apresentaram a maior incidência do crime. Juntas, correspondem a 58,2% (46 ocorrências) dos casos ocorridos no último mês no DF.



Segundo a secretaria, todo ato libidinoso, de acordo com a Lei Maria da Penha, passou a ser considerado estupro. Por isso, ao analisar todos os atos desse tipo, verificou-se que em 51,9% dos registros houve conjunção carnal, em 34% não houve e em 13,6% não foi informada o tipo da agressão.

Na divisão por faixa etária, o estudo mostra que 68 vítimas têm até 17 anos de idade, sendo que na faixa dos 9 a 13 anos houve 32 registros.

Os dias da semana de maior incidência foram sexta e sábado, contendo cada um 19% das ocorrências. O período da noite, entre 18h e 23h59, é o horário de maior frequência dos crimes, concentrando 34,2% dos registros.

De acordo com o secretário, a análise do perfil das vítimas permite que sejam elaboradas estratégias de combate e prevenção do delito e serve de alerta para a população.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação