Cidades

Ativistas do Greenpeace escalam mastro da Praça dos Três Poderes

Movimentos indígenas também participam do protesto

postado em 01/10/2013 09:27


Movimentos indígenas e o Greenpeace realizam um ato na Praça do Três Poderes na manhã desta terça-feira (1;/10). Ativistas da ONG escalaram o mastro da bandeira nacional e instalaram outra bandeira com a imagem de um índio e uma faixa com a mensagem "nossos bosques têm mais vida", em referência a um trecho do hino nacional. A polícia foi chamada e negocia com os manifestantes. Os ativistas chegaram a se amarrar no pé do mastro.

[FOTO2]A ONG informou que o protesto é em apoio a Semana de Mobilização Indígena, evento que luta pelos direitos garantidos pela constituição para os índios, e que vem sendo atingido por uma série de propostas em tramitação no Congresso Nacional.



De acordo com o representante da Campanha da Amazônia, do Greenpeace, Márcio Astrini, a manifestação é pacífica e a ONG teve todo o cuidado para não agredir o símbolo nacional. "Apoiamos os indígenas porque as áreas onde vivem os índios são as mais conservadas das florestas do Brasil", acrescentou.

Depois do ato, cerca de 70 índios foram para frente do Congresso Nacional. Eles querem participar de uma sessão da Comissão dos Direitos Humanos, mas a segurança barrou a entrada deles e limitou o número de indígenas que podem entrar no plenário.

Com informações de Ed Alves e Thalita Lins.


[SAIBAMAIS]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação