Cidades

Estudantes do ensino médio em Brasília tem 22,6% de reprovação

Números da Codeplan mostram deficiências nas séries finais

postado em 02/10/2013 15:48
As séries que antecedem o vestibular tiveram desempenho pouco animador no Distrito Federal, segundo a pesquisa Educação Básica no DF ; Uma visão do Ideb. O ensino médio na capital do país ainda tem 22,6% de reprovação; abandono de 7,3% e distorção idade/série de 17,3%. Os números estão no estudo divulgado nesta quarta-feira, pela Companhia de Planejamento do DF (Codeplan).

O ensino fundamental em Brasília, por outro lado, está bem acima dos índices nacionais, traz resultados consideráveis quando se trata de aprovação e a evasão é pequena, de 1,1%. Após analisar dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), e outras fontes como a Secretaria de Educação, a empresa apresenta um raio-x completo da educação.

Há ainda a necessidade de construir novas escolas. Há regiões, como Águas Claras, em que as escolas públicas atendem menos de 10% da demanda relativa aos anos finais do ensino fundamental. De 2010 para 2012, houve uma redução de dois estabelecimentos de Educação Básica. Eram 1.110, há três anos e hoje são 1.108, entre públicas distritais, privadas e públicas federais. Segundo o estudo, o número induz uma percepção de que "houve uma estagnação na capacidade física capaz de absorver a população escolar certamente crescente".

Presente durante a divulgação dos índices, o secretário de Educação do DF, Marcelo Aguiar propôs soluções para os problemas apresentados. Ele divide em três eixos a atuação para combater a desvalorização da educação pública. "Vamos construir 111 creches até o fim de 2014, uma área historicamente descoberta.; Temos projetos para tornar o ensino médio mais atrativo, como a atualização dos professores e a introdução de novas tecnologias e vamos investir na educação integral", ressaltou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação