Cidades

GDF negocia, na Áustria, linha direta de voos entre Brasília e Viena

Acordo entre Brasília e Viena vai mandar servidores para a Áustria, Primeiros 40 servidores públicos do GDF selecionados pelo projeto embarcam no próximo dia 2 de novembro para a cidade

postado em 10/10/2013 18:42
O Governo do Distrito Federal (GDF) anunciou nesta quinta-feira (10/10), o começo das negociações com as empresas aéreas Lufthansa e Avianca para implantação de uma linha regular de voos, ligando Brasília a Viena. Um acordo de cooperação firmado entre a prefeitura da capital da Áustria e Brasília vai proporcionar formação profissional, intercâmbio cultural e cooperação na área de ciência e tecnologia.

O projeto "Brasília Sem Fronteiras" é o primeiro desdobramento dessa parceria. Com a assinatura dos termos pelo governador Agnelo Queiroz e o prefeito da cidade, Michael H;upl, as duas localidades se tornaram cidades-irmãs. Os primeiros 40 servidores públicos do GDF selecionados pelo projeto embarcam no próximo dia 2 de novembro para a cidade.

"Vamos ampliar nossa cooperação internacional com a Áustria e outros países que possam colaborar com Brasília", frisou o governador.

Eles serão recepcionados pelo Escritório de Coordenação e Estratégia Internacional de Viena, pela Universidade de Krems e pelo Instituto Austríaco de Tecnologia (AIT), responsáveis pelo cumprimento do acordo internacional.

A vice-prefeita, Renate Braumer, que conduziu as negociações pela parte austríaca durante missão oficial ao Brasil, ressaltou as várias oportunidades de capacitação e intercâmbio que beneficiarão os dois países, o que inclui as áreas de turismo, sustentabilidade, planejamento urbano e música.

Uma das oportunidades será conhecer o principal projeto de urbanização do país, o "Vienna;s Urban Lakeside", que recebeu a visita do governo candango e já está na rota dos servidores para o desenvolvimento de parte das atividades da viagem no mês de novembro.


Na área de cultura, o governador demonstrou interesse em intercâmbio entre as orquestras sinfônicas de Viena e de Brasília, com previsão de apresentações dos dois grupos nas duas capitais.

A concretização de mais um acordo deste tipo está incluído no programa "Brasília Global Partners", conduzido pela Assessoria Internacional do Governo do Distrito Federal, que fechou parcerias semelhantes com Cingapura, Washington e Buenos Aires, e prevê incluir Brasília entre as cinco cidades mais competitivas do mundo até a metade do século.

Acompanhado do Embaixador do Brasil, Evandro Didonet, e do secretário-chefe da Assessoria Internacional do GDF, Odilon Frazão, o grupo seguiu de metrô até a estação Aspern, onde está localizado o empreendimento, cuja uma linha foi construída para atender 20 mil moradores que ali serão instalados, e se constituirá em um dos maiores projetos urbanísticos da Europa.

Acompanham a comitiva do GDF os secretários de Cultura, Hamilton Pereira; da Assessoria Internacional do GDF, Odilon Frazão; de Educação, Marcelo Aguiar; e de Desenvolvimento Econômico, Hermano Carvalho.

Na agenda desta sexta-feira (11/10), está prevista uma reunião na Embaixada do Brasil e representação brasileira em Viena, com retorno do governo local marcado para a noite.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação