Cidades

Estudo revela que 51% dos adolescentes apreendidos no DF são reincidentes

A análise foi feita pela Secretaria de Segurança Pública entre janeiro e setembro deste ano

postado em 30/10/2013 12:26
Mais da metade dos adolescentes apreendidos entre janeiro e setembro deste ano foram detidos mais de uma vez. Um estudo da Secretaria de Segurança Pública revela que 3.6222 jovens, de um total 7.100 apreensões registradas nos primeiros nove meses de 2013, foram apreendidos mais de uma vez. Os números apontam que o índice de reincidência de adolescentes em conflito com a lei no Distrito Federal chegou a 51% durante o período avaliado.

[SAIBAMAIS]De acordo com a Secretaria de Segurança, entre os adolescentes do sexo masculino conduzidos às delegacias, um jovem de 17 anos lidera o ranking de reincidentes, com nove apreensões entre janeiro e setembro deste ano e sete apreensões no mesmo período do ano passado. Entre as jovens do sexo feminino, uma garota de 17 anos se destacou com um total de 17 apreensões em um período de 18 meses: a adolescente foi apreendida seis vezes nos primeiros nove meses deste ao e 11 vezes no mesmo período de 2012.


Contudo, o estudo também mostra que o envolvimento dos adolescentes em crimes violentos e letais diminuiu em todo o DF. De acordo com o secretário de Segurança, Sandro Avelar, houve uma redução de 17% no registro de homicídios e latrocínios cometidos por adolescentes de janeiro a setembro deste ano, em comparação a igual período de 2012.

Entre o envolvimento dos adolescentes em crimes de maior potencial ofensivo, o uso e porte de drogas liderou os registros nos meses avaliados com 1.422 ocorrências, seguido pelo tráfico de drogas, com 933 apreensões e roubo, em foram registrados 704 casos.

Perfil dos apreendidos
Dos jovens do sexo masculino que foram apreendidos no período avaliado, 34,4% estão na faixa etária dos 12 e 17 anos. Já entre as adolescentes do sexo feminino, 28% têm idade entre 18 e 24 anos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação