Cidades

Ex-combatentes avaliam como injusta decisão de mudar terreno de memorial

Eles batalham para erguer um monumento aos heróis nacionais no Eixo Monumental, entre o Memorial JK e a Igreja Rainha da Paz

postado em 07/12/2013 08:41

Para os veteranos Vinícius, Severino e Vasco, o ex-presidente Jango deve ganhar memorial em outro local

Eles lutaram em solo europeu ou foram guardiões da costa brasileira contra as investidas de navios alemães durante a Segunda Guerra Mundial. Sessenta e oito anos do fim do conflito, os veteranos e ex-combatentes, soldados da Força Expedicionária Brasília (FEB) batalham pela construção do Memorial dos Heróis da Pátria em Brasília. Inicialmente, planejada para ficar no Eixo Monumental, entre o Memorial JK e a Igreja Rainha da Paz, a obra corre risco de não ser erguida no local. Os pracinhas reclamam que o terreno doado, desde 1991, foi redirecionado ;injustamente; para a construção de um memorial em homenagem ao ex-presidente João Goulart.

De acordo com a coordenadora do projeto do Memorial dos Heróis da Pátria, Cristina Soares, a obra objetiva ser uma referência à atual e às futuras gerações, com a exaltação dos valores cívicos-culturais. ;Importante lembrar que ele não destaca uma personalidade e, sim, expõem os valores da nacionalidade brasileira.; Ela lembra que a obra foi projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer e contempla, além de área para exposições, auditório e salas de debates.


O representante do escritório do Niemeyer em Brasília, Carlos Magalhães, afirma que o terreno tem que ser direcionado para a instituição à qual foi concedido primeiramente. Ele propõe que a sociedade brasiliense, que se preocupa tanto com história do país, deve abraçar e defender a construção do Memorial dos Heróis. ;Os pracinhas eram do povo ao contrário de Jango que era de elite. Acho que o memorial em homenagem a ele deve ser erguido em outro lugar fora da capital brasileira;, defende Magalhães.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação