Cidades

Brasília ganha neste sábado iluminação especial de Natal na Esplanada

Os outros espaços da capital tem até o próximo dia 15 para receber a decoração especial

postado em 07/12/2013 08:58 / atualizado em 23/10/2020 11:04

Árvores do canteiro central estarão iluminadas a partir de hoje

Parte do encanto despertado nas pessoas pelo Natal está relacionado à decoração da época. A figura do Papai Noel aparece por todos os lados. As árvores disputam a atenção com piscas-piscas e enfeites variados. O verde, o vermelho e o dourado dominam a paleta de cores da cidade. Em cada lar, adornos mais ou menos discretos. Mas, para a maioria dos admiradores da data, o Natal só se completa, se contagia e se espalha pelas ruas da cidade. Em Brasília, a decoração pública, de responsabilidade do Governo do Distrito Federal, ganha iluminação especial hoje na Esplanada dos Ministérios e, nos outros espaços, até o próximo dia 15.

Este ano, não haverá Vila do Papai Noel. De acordo com a assessoria de comunicação da Secretaria de Cultura, a vila era um projeto do governo anterior, não assumido pelo atual. Em compensação, o órgão promete levar grupos de cantatas em todas as cidades do DF, bem como em pontos de grande movimento, como a Rodoviária do Plano Piloto, a Rodoviária Interestadual e a Torre de TV. Vários corais da cidade farão as apresentações. Do dia seguinte ao Natal até 6 de janeiro, entra em cena a Folia de Reis em nove cidades do Distrito Federal.



O forte da decoração pública fica por conta da iluminação. A Esplanada dos Ministérios, por exemplo, terá a instalação de cerca de 27,2 mil metros de mangueiras luminosas. Todas elas são de LED, com alto brilho, na cor branca, de 220 volts. A ideia é distribuí-las em oito descidas do alto dos prédios dos ministérios.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação