Cidades

Dois 'rolezinhos' estão marcados para este sábado no Distrito Federal

No Lago Norte, alunos e ex-alunos universitários protestam contra a discriminação. Em Taguatinga, adolescentes se reúnem para paquerar e se divertir

postado em 24/01/2014 08:31
Quem for ao Shopping Iguatemi no sábado (25/1) à tarde provavelmente não ouvirá os refrões de MC Da Leste, Bonde do Sheik, Os Avassaladores e outras estrelas dos chamados ;funk da ostentação;, que marcaram os primeiros ;rolezinhos; em São Paulo. Os funkeiros não frequentam as playlists da maioria dos organizadores do evento. Provavelmente, também estarão ausentes os tênis coloridos e as roupas de grifes. A maioria dos participantes é de alunos e ex-alunos da Universidade de Brasília (UnB), e muitos deles são grupos militantes de esquerda. ;Mas temos estudantes de classe média e de baixa renda, pessoas que não cursam universidade;, diz o aluno de artes cênicas da UnB Caio Sigmaringa, 19.

Yuri e Caio, ligados a partidos de esquerda, farão parte do rolê no Iguatemi para lutar contra o preconceito social
;Fui muito ao shopping quando era mais novo. A gente ia para matar aula, passear, tentar entrar escondido no cinema, paquerar. Mas, como éramos gente branca e de classe média, nunca fomos repreendidos;, comenta Caio, que é militante do Juntos, organização da juventude do Partido Socialismo e Liberdade (PSol). ;É bem diferente do que observamos agora com os rolezinhos: a dita ;nova classe média; é bem-vinda para consumir, desde que fique quietinha e imite o comportamento dos frequentadores tradicionais dos shoppings. Cantar funk, expressar a cultura da periferia, aí não pode;, critica Caio.



Repressão

Mesmo compreendendo essa diferença, os organizadores do evento no Iguatemi se esforçam para aproximar-se dos moradores de cidades de renda mais baixa. Na tarde de ontem, o estudante Franklin Rabelo, um dos idealizadores, afirma ter sido abordado por policiais militares enquanto distribuía panfletos no Varjão. ;Tomaram o meu material e me mandaram ir embora. Disseram que eu estava organizando uma baderna;, reclamou.

Fãs do cantor Justin Bieber, Luís Fernando, Kauane, Kathleen e Evellyn se encontrarão em Taguatinga para se divertir
;Cara, ser swag é ter estilo. Ter uma marra. Na verdade, é ;se achar;, porque assim as outras pessoas também vão ficar te admirando;, explica o estudante Luís Fernando Soares, 14 anos, ao ser questionado sobre o que significa a palavra usada por ele para definir a turma que irá ao Taguatinga Shopping no sábado. Já há mais de 1,5 mil participantes com presença confirmada no evento, marcado por uma rede social. Em bate-papo com o Correio, ele e outros três ;swagueiros; recriminam o termo ;rolezinho; para denominar o encontro deles. Dizem que o ;povo do rolê arruma confusão;, enquanto eles só vão se divertir.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação