Cidades

Jovens usam "rolezinhos" para protestar nos grandes shoppings do DF

postado em 25/01/2014 14:21

Lado de fora do Iguatemi Shopping

Cerca de 20 jovens estiveram na entrada do Shopping Iguatemi, no Lago Norte, para o "rolezinho", durante quase duas horas neste sábado (25/1). Eles ocuparam a parte externa do estabelecimento e colocam músicas no estilo funk. O local está totalmente fechado desde o início da manhã.

Quatro membros da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Distrito Federal (OAB/DF) foram orientados a irem ao Iguatemi acompanhar o movimento. "Se houver algum excesso dos manifestantes, vamos resguardar os direitos deles, caso sejam levados a delegacia. Queremos evitar o possível excesso das autoridades", disse Fermando de Oliveira, advogado e um dos participantes da comissão.

"Estamos aqui para falar que a cidade também é nossa e podemos dar rolé onde a gente quiser, ouvindo as músicas que a gente quiser. E não adianta vir com polícia ou fechar shopping. Nossa geração vai para a rua, vai a luta. Vamos continuar, temos força e somos capazes de deixar ;eles; com medo", explicou Luthi Laporta, 21 anos, estudante que esteve no Iguatemi. Palavras de ordem como "chega de apartheid! É rolezinho por toda a cidade" foram puxadas pelo grupo.

Protesto do grupo Black Blocs contra a Copa do Mundo

Depois de passarem pelo Iguatemi, eles prometeram seguir ao Brasília e Park Shopping. Às 17h, pessoas do Movimento conta a Copa chegaram ao Brasília Shopping, na Asa Norte. Alguns usavam máscaras do Lula e da presidente Dilma, outros seguravam cartazes contra o evento esportivo. Eles não entraram no local, mas fizeram uma passeata pela W3 Norte. Logo depois os rolezeiros do Iguatemi chegaram ao Brasília. Os dois grupos se juntaram e somaram mais de 80 pessoas.

Jovens entram no Taguatinga Shopping e recebem orientações dos seguranças

No Taguatinga Shopping estiveram presentes cerca de 300 jovens do movimento Swag. Boa parte dos adolescentes que estavam do lado de fora entraram no shopping às 15h30 e foram orientados pela segurança de que não poderiam entrar em grandes grupos, para não causar tumulto. Alguns usando pijama, pantufa e carregando ursinho nas mãos. O look dos garotos era basicamente um boné e cabelo similar ao do cantor Justin Bieber. A assessoria de imprensa informou que após a orientação, eles tiveram livre trânsito em grupos pequenos.

No Gama Shopping, no Setor Central da cidade, o número de jovens, chegou a quase 400 pessoas. Policiais foram chamados até o local para fazer reforço na segurança. O local teve que ser fechado porque houve confusão.

A segurança no Shopping Pátio Brasil, na Asa Sul, foi reforçada.

Policias militares se posicionam em frente ao Brasília shopping

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação