Cidades

Corrida de Reis reúne atletas profissionais e amadores na Esplanada

A corrida contou com dois percursos: um de 6km e outro de 10km. Ambos tinham algo em comum: os últimos quilômetros marcados pela extenuante subida da via N1

postado em 25/01/2014 20:35

A corrida contou com dois percursos: um de 6km e outro de 10km. Ambos tinham algo em comum: os últimos quilômetros marcados pela extenuante subida da via N1

Um mar de pessoas cobriu de amarelo a Esplanada dos Ministérios no início da noite deste sábado (25/1) para participar da 44; edição da Corrida de Reis. Segundo estimativa dos organizadores, pelo menos 16 mil pessoas participaram do evento.

A largada aconteceu pontualmente as 19h, em frente ao Centro de Convenções. Homens, mulheres, idosos, adolescentes, todos marcaram presença na prova, que é a segunda mais antiga de todo o Brasil. Além dos copos d;água distribuídos durante todo o percurso, os corredores tiveram as energias repostas com o por-do-sol que emoldurou a paisagem e deixou ainda mais belo o trajeto ao lado dos cartões-postais criados por Oscar Niemeyer.

[SAIBAMAIS]

A corrida contou com dois percursos: um de 6km e outro de 10km. Ambos tinham algo em comum: os últimos quilômetros marcados pela extenuante subida da via N1. No pelotão de elite, Wellington Bezerra da Silva foi o mais rápido e fechou os 10 mil metros em 29min42seg. Damião Ancelmo de Souza e Gilmar Pereira da Silva completaram o pódio. No feminino, a queniana Maurine Jelagat Kipchumba foi a campeão com o tempo de 34min36seg. Kleidiane Barbosa Jardins ficou em segundo lugar e Fabiana Cristina, em terceiro.

Entre os corredores amadores a história foi outra. Enquanto muitos mostravam fôlego de sobra - resultado de uma vida de treinamento -, outros contavam com palavras de incentivo para vencer o cansaço. Em ritmo lento, com cãibras, caminhando ou sendo praticamente empurrados por outros corredores... o que importava era superar os próprios limites e cruzar a linha de chegada.



"Esta é a segunda prova mais antiga do Brasil. Há dois anos, mudamos a data da corrida para o final de janeiro. Com isso, estimulamos a participação de atletas de ponta e da população brasiliense, aumentando o número de atletas de quatro para 16 mil", destacou o governador Agnelo Queiroz.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação