Cidades

Embaixador Jório Dauster é assaltado e mantido como refém no Lago Sul

Os assaltantes foram localizados em São Sebastião. Ainda estava em poder deles o veículo do embaixador aposentado

postado em 03/02/2014 05:50

O diplomata Jório Dauster registrou ocorrência na 10ª DP: trauma

Três assaltantes armados invadiram nesse domingo (2/2) a casa de um embaixador aposentado na QL 26 do Lago Sul, nas proximidades da Ponte JK. O crime aconteceu por volta das 20h. Jório Dauster, de 76 anos, e o caseiro ficaram reféns dos bandidos por cerca de uma hora e meia.

De acordo com a Polícia Civil, os supeitos, ameaçaram as vítimas com facas e armas de fogo. Os assaltantes amarraram as mãos do embaixador e do caseiro e deixaram eles presos na suíte da casa, onde também estavam a esposa do embaixador e a empregada doméstica. O trio fugiu com o carro do diplomata, um Kia cinza. Em seguida, uma das vítimas ligou para o 190 e acionou a Polícia Militar. Os assaltantes acabaram localizados em São Sebastião. Ainda estava em poder deles o veículo do embaixador aposentado.



Dauster registrou ocorrência na 10; Delegacia de Polícia (Lago Sul). Ao Correio Braziliense, ele se disse traumatizado com o assalto. ;É um acontecimento que eu jamais vou esquecer, mas gostaria de expressar a rapidez do trabalho da polícia. É bola para a frente;, afirmou. O embaixador assistia a uma partida de futebol na televisão quando os bandidos entraram na casa. Ele não soube informar por onde houve a invasão.

Segundo informações da página oficial de Dauster na internet, ele entrou para o serviço diplomático em 1961. A vida profissional tem ligações fortes com o comércio internacional. Atuou, por exemplo, como presidente do Grupo de Países Produtores na Organização Internacional do Café. Também presidiu o Instituto Brasileiro do Café (IBC) e negociou a dívida externa do Brasil de 1990 a 1991. Foi ainda embaixador junto à União Européia e presidente da Companhia Vale do Rio Doce entre 1999 e 2001. Trabalha atualmente como consultor de empresas. Como tradutor, especializou-se nas obras de J. D. Salinger, de Vladimir Nabokov e Ian McEwan.

Os assaltantes levaram objetos de valor e dinheiro

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação