Cidades

Governo quer expulsar tenente que chamou operação tartaruga de sucesso

O militar teria ofendido os princípios éticos e morais da Polícia Militar, de acordo com o Diário Oficial

postado em 03/02/2014 10:45
O policial militar Jorge Antônio Martins será alvo de investigação do Conselho de Justificação, idealizado pelo governador do Distrito Federal Agnelo Queiroz. Segundo publicação do GDF no Diário Oficial desta segunda-feira (3/2), o tenente Martins teria ofendido os princípios éticos e morais da Polícia Militar do DF quando concedeu entrevistas à TV Globo e à rádio CBN comemorando o aumento da violência no DF - considerada por ele uma vitória da operação tartaruga.



[SAIBAMAIS]Conhecido como "tenente Poliglota", o militar mantém um blog em que publica textos incentivando os colegas a endurecer o atraso no atendimento à população e não poupa críticas aos superiores. O tenente tem participação direta na criação, promoção e divulgação do movimento, segundo a publicação oficial.

Ainda de acordo com o GDF, o policial feriu a Constituição Federal ao praticar ato contrário à função que exerce de proteger a população. Se for comprovada a transgressão disciplinar, o tenente pode ser transferido para a reserva. Se o ato for considerado crime, o policial será julgado. As medidas são com base na Lei n; 6.577, de 1; de dezembro de 1977.

"A categoria tem o direito de pedir melhorias, mas o movimento não pode comprometer a segurança da população. A OAB-DF aguarda o desenrolar dos fatos para verificar se as medidas de segurança apresentadas pelo GDF foram cumpridas. Caso não sejam efetivadas, a OAB irá intervir", afirmou o presidente da Comissão Criminal da OAB-DF, Alexandre Queiroz.

O policial militar afirmou ao Correio que está ciente da articulação do governo e já acionou seus advogados. Contudo, Jorge Martins preferiu não falar mais sobre o caso.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação