Cidades

Novo rompimento de adutora deixa um operário morto e quatro feridos

O estouro do cano, enquanto trabalhadores ainda estavam dentro da estrutura da Caesb, deixou um deles submerso por 15 minutos - ele foi encaminhado para o HBDF, mas não resistiu; outros dois caíram de uma cascata de 4 metros que se formou no local

Luiz Calcagno
postado em 06/02/2014 07:58

A manutenção da adutora rompida na Estrada Parque Taguatinga-Guará (EPTG), estava em fase de conclusão, na manhã desta quinta-feira (6/2), quando um novo estouro do cano, com seis pessoas ainda dentro da estrutura da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) deixou um trabalhador morto e quatro feridos - um dos operários escapou ileso. O incidente ocorreu próximo ao viaduto que dá acesso ao Jóquei.

Veja o vídeo do momento em que a adutora estoura pela segunda vez
[VIDEO1]

O trabalhador que não resistiu, identificado como Luciano Almeida da Silva, 36 anos, ficou pelo menos 15 minutos submerso. Os bombeiros se preparavam para mergulhar em busca do homem, quando o corpo dele emergiu. Luciano foi encaminhado para o Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF), de helicóptero, mas morreu na unidade de saúde, após uma parada cardiorrespiratória.

Os feridos foram para o hospital de ambulância. Dois operários que trabalhavam nos reparos caíram em uma cascata de pelo menos quatro metros, que se formou no local do estouro - um deles ficou inconsciente e o outro muito ferido. Um quarto operário foi resgatado pelo caminhão Muque, espécie de guincho da Caesb; saiu com o rosto bem machucado.



De acordo com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal, o paciente em estado mais grave, identificado apenas como Flávio, teve uma parada cardiorespiratória e permanece em está crítico no hospital. Os outros três operários apresentam quadro clínico estável. Eles passam por exames e estão sendo medicados.

A Defesa Civil vai avaliar compromentimento da estrutura. . As causas dos rompimentos ainda são desconhecidas.

Congestionamento
Os trabalhos de manutenção causaram grande congestionamento na via durante toda a manhã. A velocidade média dos veículos chegou a 12 km/h, segundo informações de aplicativo colaborativo de trânsito.

O Departamento de Estradas e Rodagem (DER) chegou a fechar, além do acostamento, duas faixas da via, sentido Taguatinga-Plano Piloto. O órgão informou que durante toda a quinta-feira (6) a faixa exclusiva ficará liberada para todos os veículos nos dois sentidos da via.

Desencontro de informações
A Caesb chegou a informar que o trabalho de manutenção do encanamento de um metro de diâmetro estourado havia sido concluído às 9h - uma hora depois, quando houve o novo rompimento, contudo, a situação ainda era caótica para os motoristas.

Abastecimento
O abastecimento de água do Guará I e II, Setor Lúcio Costa e Setor Super Quadra Brasília foi interrompido. Antes do segundo rompimento, a Caesb previa a normalização para as 12h. Procurada pela reportagem, a companhia ainda não se posicionou sobre o novo incidente.

Assista à reportagem da TV Brasília
[VIDEO2]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação