Cidades

Alinhamento de canos é o principal problema de adutora, aponta Caesb

Para solucionar o problema, a Companhia trocou as escoras de concreto por objetos de aço: o procedimento vai garantir que a adutora fique presa

Luiz Calcagno
postado em 07/02/2014 08:09
EPTG: Operários da Caesb finalizam reparos em adutora

Os reparos na adutora que estourou na Estrada Parque Taguatinga-Guará (EPTG) foram concluídos por volta de 9h desta sexta-feira (7/2). Pelo menos 30 metros da área foi isolada e funcionários monitoram a região. De acordo com o diretor de operação e manutenção da Caesb, Acylino Santos, a equipe de manutenção decidiu substituir as escoras de concreto que não sustentavam o encanamento por escoras de aço, que vão impedir o movimento da adutora. Segundo Acylino, o procedimento foi necessário, pois o alinhamento dos canos foi o principal problema identificado.

[SAIBAMAIS] O diretor também informou que funcionários monitoram a adutora em todos os pontos em que ela é visível, para garantir a segurança do trabalho. As causas do rompimento são investigadas. O trabalho, que até quinta-feira (6/2) tinha previsão para terminar às 6h de hoje, se estendeu. Os motoristas que passam pela rodovia nesta manhã precisam ter paciência, .



O sistema só será ligado quando todos os operários deixarem a caixa de concreto. Acylino explica, contudo, que esse procedimento de segurança não pode ser adotado sempre: o sistema da Caesb exige o contato com as tubulações de encanamento e, em algum momento, pode ser necessário o religamento com os funcionários no local.

Antes do religamento da adutora, a área próxima à tubulação será isolada para evitar acidentes como o de ontem, que provocou a . Além disso, 15 militares do Corpo de Bombeiros estão acampados no local, com dois caminhões e um carro.

Após o termino dos trabalhos, as casas do Guará I e II, Setor Lúcio Costa e Setor Super Quadra Brasília devem ser reabastecidas gradativamente, até três horas depois do início, segundo a Caesb.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação