Cidades

Comando da PM desmente falta de curso prático para conduzir viaturas

Nesta manhã, os veículos oficiais da corporação não saíram às ruas

postado em 08/02/2014 16:28
O comandante da Polícia Militar do DF, Anderson Carlos Moura, desmentiu, neste sábado (8/2), as alegações de militares, que estariam impossibilitados de conduzir as viaturas dos Batalhões do Guará e Santa Maria. Segundo alguns PMs, eles não poderiam conduzir os veículos por não terem feito o Curso Prático de Motorista de Viaturas de Emergência (CPME) exigido pela lei 9.503 de 29/09/1997, artigo 145, inciso IV.

Policiais a pé, em Santa Maria

Moura explicou que o curso dá o treinamento exigido e que uma circular será distribuída para todos os PMs, reafirmando esse posicionamento. A portaria n; 893 reconhece os cursos de formação da corporação como equivalentes ao curso de especialização para condutores de veículos de emergência. Os policiais que não se sentem capacitados para a atividade foram para a rua a pé.

Circular do comando da PM

Entenda

As viaturas dos Batalhões da PM do Guará e Santa Maria não saíram às ruas neste sábado (8/2). Apesar de declarado o fim da operação tartaruga, os pátios dessas duas unidades estavam cheios, conforme constatou a reportagem do Correio. Enquanto na internet integrantes da corporação adotam a bandeira da chamada "operação legalidade", nas ruas de Santa Maria, apenas dois policiais foram vistos durante esta manhã: o policiamento foi feito a pé.

[SAIBAMAIS]Após uma reunião entre oficiais na sexta-feira (7/2), PMs foram enviados em um micro-ônibus até a Cidade Estrutural para realizarem ronda a pé. O deputado distrital Patrício, que faz parte da bancada da segurança pública na Câmara Legislativa, disse que acompanha de perto a negociação. "Os PMs estão em uma situação de improviso, já que não foram capacitados. O policiamento a pé é comum, mas o desempenho do policial é muito menor", contou em entrevista publicada no Correio, na madrugada deste sábado.

Nesta manhã, em evento na Asa Sul, o governador Agnelo Queiroz informou que já havia determinado que o comandante da corporação resolvesse o problema.

Com informações de Thaís Paranhos

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação