Cidades

Crianças e professores do MST protestam por melhorias nas escolas do campo

O movimento tem outra manifestação programada para esta quarta-feira, na Esplanada dos Ministérios

Daniela Garcia
postado em 12/02/2014 12:19
Ministério da Educação: crianças ligadas ao MST pedem melhores escolas no campo

Cerca de 750 crianças e professores ligados ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) protestaram, nesta quarta-feira (12/2), em frente ao Ministério da Educação (MEC), na Esplanada dos Ministérios. De acordo com o MST, entre as reivindicações do grupo estão o fechamento das escolas do campo e a precarização do trabalho dos professores da área rural.

As crianças, chamadas de "sem-terrinha" sairam em marcha do Ginásio Nilson Nelson e permaneceram no MEC por cerca de duas horas. O MST critica o fechamento de 37 mil escolas no campo, nos últimos 12 anos, a ausência de uma política de erradicação do analfabetismo e desvalorização do profissionais de Educação.

[SAIBAMAIS]Durante o ato, as crianças produziram uma "carta-manifesto", que foi lida pelo ministro da Educação, Henrique Paim. O chefe da pasta também se encontrou com a coordenadora do setor de Educação do MST, Márcia Mara Ramos. Antes de deixarem o local, as crianças deixaram as marcas das mãos nas vidraças da portaria do MEC.

Nesta semana, os integrantes do MST realizam o 6; Congresso Nacional da categoria, que pretende discutir e fazer o balanço da atual situação do movimento, traçar novas formas de luta pela terra, reforma agrária e transformações sociais. O evento ocorre no ginásio Nilson Nelson e vai até sexta-feira (14/2).



Entre as ações do congresso, está prevista uma marcha em protesto contra a paralisação da reforma agrária, na Esplanada. A manifestação está marcada para às 14h, mas desde o início da manhã alguns ministérios já se preparavam. No Ministério da Fazenda, por exemplo, a segurança está sob aviso, e os servidores estão sendo obrigados a entrar um por vez, já que no último protesto do MST os manifestantes quebraram janelas do ministério.

Com informações de Rosana Hessel.


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação