Cidades

Coleta seletiva começa nesta segunda-feira e será oferecida em todo o DF

Fique atento aos horários em que o caminhão passará na sua residência ou trabalho

postado em 17/02/2014 06:45
Lucia faz a separação dos resíduos e descarta o material em um supermercado: consciência e educação

Começa hoje a coleta seletiva de lixo em todas as regiões administrativas do DF. Antes, apenas Lago Norte, Brazlândia, Asa Sul e Asa Norte (quadras 100, 200, 300 e 400) e duas quadras do Lago Sul contavam com o serviço, coordenado pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU). Agora, um dos principais desafios será conscientizar a população. Moradores e condomínios precisam ficar atentos aos horários e à forma correta de separar os resíduos sólidos.



[SAIBAMAIS]De acordo com a pesquisa Ciclosoft, de 2012, apenas 8% da população da cidade é atendida pelo sistema de coleta seletiva, percentual que, em 2002, estava em 20%. O diretor-geral do SLU, Gastão Ramos, explica que o início da coleta em todas regiões é uma ação fundamental para fechar o Lixão da Estrutural. Ele acrescenta que o governo já começou a campanha de conscientização dos moradores. ;Iniciamos a distribuição de panfletos que mostram como separar o lixo seco do lixo úmido;, explica. No total, serão entregues 1 milhão de cartilhas até a próxima semana.



Os caminhões da coleta seletiva vão recolher somente os materiais secos (papel, plástico, vidro e alumínio). Já os veículos da coleta convencional, responsáveis por retirar o descarte orgânico ; produtos de origem animal e vegetal ;, continuarão cumprindo a escala e o itinerário normalmente. Cesar Victor do Espírito Santo, superintendente executivo da organização não governamental Fundação Pró-Natureza, ressalta a importância da participação dos cidadãos no processo. ;É algo que não depende só de governo, depende da sociedade civil também. Tem muita gente que não dá importância à coleta seletiva, acha que a rua é uma lixeira;, alerta.

O condomínio em que a servidora pública aposentada Lucia Alves, 58 anos, mora, no Jardim Botânico, não está na rota da coleta seletiva, pois trata-se de uma área particular. Mesmo assim, Lucia separa todo o lixo por tipo ; papel, plástico, metal e vidro ; e descarta em um supermercado no Lago Sul. ;Nós reciclamos tudo. Não é fácil, porque acaba acumulando um pouco até jogarmos fora, e precisamos fazer um trabalho de educação com as crianças também;, relata. Os netos dela já aprendem a importância do processo na escola e colocam em prática na casa da avó. ;Acho que, quando nós fazemos um pouco, ajudamos no todo. Espero que tenhamos uma geração mais cuidadosa;, conclui. Os horários da coleta seletiva por região administrativa estão disponíveis no .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação