Cidades

Motoristas fazem paralisação e passageiros ficam sem ônibus em Samambaia

Por conta da paralisação, estação de metrô da cidade ficou lotada

postado em 21/02/2014 11:00

Um grupo de motoristas e cobradores da empresa Urbi fizearam uma paralização relâmpago, no início da manhã desta sexta-feira (21/2), em Samambaia. O presidente do Sindicato dos Rodoviários do Distrito Federal, João Osório, informou que os trabalhadores - que atuam no terminal Sul da cidade - cruzaram os braços em protesto ao atraso do pagamento do benefício da cesta básica. Hoje, o GDF entregou 163 ônibus da frota nova, em Samambaia Norte.

A paralisação durou cerca de duas horas - entre 4h e 6h. De acordo com o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (DFTrans), os ônibus voltaram a circular antes das 7h, depois de uma negociação entre a Urbi e os funcionários. Segundo o DFTrans, a empresa admitiu ter tido problemas para repassar o beneficio, mas prometeu resolver o problema o mais rápido possível.



Por conta da paralisação, estação de metrô da cidade ficou lotada

Por conta da paralisação, a estação do metrô de Samambaia ficou superlotada. Passageiros faziam filas do lado de fora da estação para conseguir pegar o transporte.


Um morador reclamou da demora para conseguir o transporte - os passageiros esperaram até 15 minutos para conseguir entrar no metrô -, e relatou a dificuldade que teve para chegar ao trabalho. "Como não moro próximo ao metrô tive que usar outro transporte para estação. E como meu destino era o aeroporto, ainda esperei mais um tempo pelo micro-ônibus no Eixo, que demorou mais de 40 minutos para passar. Levei 2 horas pra chegar ao trabalho no total."

O morador também denuncia o tempo que os passageiros de ônibus, geralmente, esperam para conseguir pegar um ônibus da nova frota. "Quando os ônibus passam no horário, o que não tem acontecido desde a mudança para as novas empresas de ônibus, levo, em média, 40 minutos. Desde que a Urbi assumiu a bacia de Samambaia, os horários não têm sido respeitados, isso quando passam", reclamou.



Nova frota

A empresa Urbi começou a atuar em Samambaia no último dia 7, com a entrega de 144 ônibus da nova frota, em Samambaia Sul. Hoje, o GDF entregou os 163 coletivos restantes, no terminal de Samambaia Norte. Contudo, segundo o DFTrans, os veículos entregues hoje só começaram a circular no domingo (23/2).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação