Cidades

Homem fica cego enquanto espera por cirurgia nos olhos há mais de 6 meses

A Justiça deu um prazo de 15 dias para que a cirurgia fosse feita na rede pública, mas já se passaram dois meses desde a decisão e o paciente ainda aguarda ser atendido

TV Brasília
postado em 04/03/2014 14:20
Um homem perdeu a visão do olho direito e enxerga apenas 10% no olho esquerdo enquanto aguarda, há mais de seis meses, por cirurgia de catarata e correção da ceratocone, uma doença pouco comum que leva à cegueira. Júlio César era mecânico e também deixou de trabalhar devido à complicação na visão.

A Justiça deu um prazo de 15 dias para que a cirurgia fosse feita na rede pública, mas já se passaram dois meses desde a decisão e o paciente ainda aguarda ser atendido.


A Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou que o paciente nunca esteve na fila de cirurgia. "Se o problema dele for apenas de catarata, que deixa a visão turva, após operar ele voltará a enxergar 100%, como em qualquer caso de cirurgia deste tipo. É normal da doença a perda visual", esclarece a nota da pasta.

Segundo a SES, o paciente começou a fazer acompanhamento médico emergencial em novembro, e em janeiro, foi classificado como amarelo (baixo risco), e, por isso, entrou com pedido judicial para marcação de consulta oftalmológica e não para realização de procedimento cirúrgico, no dia 27 de janeiro, conforme divulgado.

A pasta sustenta que no dia 24 de fevereiro, o paciente foi atendido no ambulatório do Hospital Regional de Taguatinga. O médico que o atendeu fez um encaminhamento para que o paciente seja atendido no HBDF, hospital referência no atendimento oftalmológico à catarata, para que assim seja inserido na fila de regulação para a cirurgia no HBDF.

Essa consulta estava marcada para as 19h dessa quinta-feira (5/3). O oftalmologista do hospital fará uma avaliação do paciente para ver qual o grau de risco dele e inseri-lo na fila da regulação para a cirurgia, que pode acontecer ainda nesta semana, ainda de acordo com a secretaria.

Assista à reportagem da TV Brasília

[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação