Cidades

Em protesto, moradores queimam pneus e bloqueiam vias da BR-040

O trânsito está parado. Os bombeiros foram acionados para conter as chamas

postado em 17/03/2014 07:23
Manifestante carrega blocos de concreto em um dos bloqueios da BR-040
Os motoristas que passam pela BR-040 precisam de paciência para enfrentar o trânsito até o Plano Piloto nesta segunda-feira (17/3). Moradores bloquearam a via em vários pontos. O tráfego também foi fechado no sentido Brasília-Valparaíso. De acordo com o inspetor Daniel Bonfim, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), os manifestantes são contra o mal serviço prestado por companhias de transporte público do Entorno, principalmente Luziânia, Valparaíso e Cidade Ocidental.

Os manifestantes queimaram pneus nos pontos de bloqueio. O Corpo de Bombeiros foi acionado para conter as chamas, mas são impedidos realizar o atendimento por moradores. Pelo menos seis ônibus já foram danificados, quatro deles já foram incendiados. O congestionamento na via já chega até Luziânia.

Manifestantes se reúnem no meio da BR-040 durante protesto
Segundo o morador de Santa Maria, Fábio Wagner, o problema no transporte público ocorre todos os dias. "Queremos chamar atenção para essa situação porque não temos ônibus. Os ônibus que vem do Entorno não param para nós, porque estão sempre lotados", denuncia.

A PRF acompanha a manifestação e tenta negociar com o grupo, para liberar uma faixa. Bonfim informou que, caso a negociação não tenha resultado, será necessário o uso da força. "Se não houver nenhuma resolução vamos recorrer ao uso de gás, bomba e armas de choque para dispersar os manifestantes e garantir o direito de ir e vir da população", explicou.

Por volta das 9h30, Bonfim pediu aos manifestantes para escreverem em um papel a pauta de reivindicações. Ele ressaltou que o grupo deve se organizar para que o movimento não seja visto como vandalismo. O inspetor solicitou ao governo, a pedido dos manifestantes, que um representante do DFTrans fosse ao local para participar da negociação.



PRF tenta negociar com manifestantes para liberar a BR-040

Em Valparaíso, a via que fica na altura do viaduto, limite entre DF e Goiás, foi fechada. Os manifestantes também bloquearam passagens adjacentes, que seriam usadas como alternativas à BR-040. Durante o protesto, um ônibus foi incendiado próximo à garagem da Anapolina, no Valparaíso, no entanto, os bombeiros também foram impedidos de apagar o fogo pelos manifestantes. O veículo ficou destruído.

O protesto também ocorre na Avenida Alagados, na altura da Quadra 116 de Santa Maria. O trânsito na DF-290 está bloqueado nos dois sentidos. Um ônibus chegou a ser incendiado em frente ao prédio da Receita, mas os bombeiros não conseguiram realizar o atendimento, porque foram hostilizados pelos manifestantes.

Procurada pelo Correio, a Viação Anapolina, principal motivo da manifestação de hoje, confirmou que a problemas na empresa. "A Anapolina não está 100%, mas nós não aumentamos as tarifas de ônibus. Estamos trabalhando para melhorar as condições da empresa", afirmou o porta-voz Antenor Mito.

Com informações de Roberta Pinheiro.

Os manifestantes atearam fogo em pneus em um dos pontos de bloqueio

Assista à reportagem da TV Brasília


[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação