Cidades

Entorno do DF será atendido por novas empresas de ônibus a partir de 2015

"A licitação desses ônibus irá resolver os problemas de transporte público no entorno", afirmou Patrícia

postado em 17/03/2014 17:31
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) informou que a partir de abril irá abrir uma licitação para que quatro empresas comecem a operar os ônibus em todo Entorno do DF. Novas empresas passarão a atuar no começo de 2015.

A ANTT afirmou que um chamado de emergência será publicado na próxima terça-feira (17/3) para que uma nova empresa passe a operar junto com a viação Anapolina de forma emergencial, a partir do mês que vem. O entorno sul irá receber 200 novos ônibus que permanecerão até que as licitantes comecem a atuar em 2015. A empresa que tiver veículos mais novos terá preferência.



A diretora da ANTT, Ana Patrízia Lira informou que o transporte do Entorno nunca passou por licitação. "Eles começaram a circular e ficaram por decreto até 2008. De lá para cá estão atuando por contrato emergencial", explicou. Ela disse que a demora na abertura de licitação foi devido a estudos e análises técnicas.

"A licitação desses ônibus irá resolver os problemas de transporte público no entorno", afirmou Patrícia. Segundo a diretora, um rigoroso controle será feito para observar se rotas e horários estão sendo cumpridos. "As empresas do DF e Entorno que queiram participar devem estar dentro de todos os critérios de regularidade fiscal, devem ter ônibus de qualidade e cumprir determinações de itinerário", finalizou a diretora.

Em 2013, a ANTT emitiu 2,2 mil infrações, de todos os tipos, a empresas que atuam no Entorno. Neste ano, já foram emitidas 515 multas que variam de R$ 1 mil a R$ 6 mil.

Assista à reportagem da TV Brasília


[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação