Cidades

Pais recorrem a cursos, livros e à internet na hora de educar os filhos

Especialistas falam da importância da iniciativa

postado em 18/03/2014 06:05

Ronia e Luiz Alberto ao lado dos filhos: medo de fazer as crianças sofrerem obrigou pais a procurarem mais informações

Frequentar palestras, cursos, participar de grupos nas redes sociais e ler livros, muitos livros, são atitudes de profissionais que buscam se manter atualizados e em sintonia com o mundo. Mas, em vez de aplicar o conhecimento no trabalho, o aprendizado é colocado em prática em casa com os filhos. Mães e pais, de diferentes gerações, buscam cada vez mais o compartilhamento de experiências e a busca por novas estratégias para educar os pequenos. Na era da tecnologia da informação, estar conectado é fundamental, mesmo quando o assunto é milenar, como a criação dos filhos. Os temas comumente abordados são interação familiar, valorização do comportamento da criança, uso da disciplina sem agressão física ou psicológica, entre outros.



Um dos exemplos em Brasília é a Escola de pais ; Treinamento de estratégias educativas para pais e/ou cuidadores de crianças de seis a 12 anos, lançada em 2013 pelo Departamento de Psicologia do Centro Universitário de Brasília (UniCeub). Participaram, no primeiro ano, 28 pessoas. Em 2014, só no primeiro semestre, são três grupos com 15 ;alunos; cada, e há uma fila de espera. O projeto foi desenvolvido pela terapeuta infantil Michela Ribeiro. Ela observou que muitos problemas que as crianças apresentavam estavam associados a dificuldades relacionais em casa. ;Os estudos sobre prevenção a problemas de comportamento na infância demonstram que, quando os pais adotam práticas educativas positivas, observa-se o desenvolvimento mais saudável das crianças;, explica Michela.

;Eu sempre procuro me atualizar nessas questões, porque eu quero o bem dos meus meninos. Quero acompanhar e me atualizar. A era é outra, não funciona da mesma maneira que fomos criados;, comenta Claudeni Oliveira Batista, 37 anos, mãe de Luis Henrique, 9, e Alexandre, 3. A professora relata que todos os dias assiste a programas com profissionais que ensinam técnicas de educar e disciplinar as crianças, e conta com a ajuda ativa do marido, Luiz Alberto. Entre as estratégias aprendidas e que rendeu bons resultados em casa está o cantinho do pensamento. O objetivo é fazer a criança pensar no que fez de errado e tomar consciência dos atos.

A matéria completa está disponível para assinantes. Para assinar,

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação