Cidades

Kit para identificar dengue é distribuído em onze cidades do Entorno

Material promete identificar doença em apenas 15 minutos; objetivo da ação é evitar novos surtos em cidades ao redor do DF

postado em 18/03/2014 18:39

Kits para identificação da dengue: mais de 11 mil casos da doença foram registrados no DF no ano passado

Onze cidades da região do Entorno receberam, nesta terça-feira (18/3), cerca de 37 mil kits para diagnóstico rápido da dengue. O material foi entregue pela Secretaria de Saúde do DF e faz parte de uma estratégia para evitar novos surtos da doença em cidades vizinhas ao Distrito Federal.

"Com esse kit, é possível fazer exame de sangue e saber em 15 minutos se a pessoa tem dengue, ao contrário do outro procedimento, que leva até 8 dias para sair o resultado", explicou a subsecretária de Vigilância à Saúde, Marília Cunha.



[SAIBAMAIS]As cidades de Luziânia e Formosa receberão 5 mil kits cada. Águas Lindas, Cidade Ocidental, Novo Gama, Santo Antônio do Descoberto, Valparaíso de Goiás, Padre Bernardo, Planaltina de Goiás, Vila Boa e Água Fria de Goiás ganharão 3 mil cada. Além do material distribuído, os municípios que desejarem podem solicitar à Secretaria de Saúde treinamento de pessoal e equipes para reforçar o atendimento.

Com o controle da doença no Entorno, pretende-se evitar uma sobrecarga a rede pública de saúde do DF. Em 2013, além dos 11.820 casos de dengue registrados no DF, os hospitais tiveram que atender aproximadamente 4 mil pacientes de outros lugares.

Assista à reportagem da TV Brasília


[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação