Cidades

Prazo para recadastramento termina dia 31; ainda faltam 285 mil eleitores

Aqueles que não comparecerem até o fim do período terá o título cancelado

postado em 24/03/2014 06:15
Falta uma semana para o fim do recadastramento biométrico no Distrito Federal e quase 285 mil pessoas ainda não fizeram a mudança. Para atender a demanda, a Justiça Eleitoral estendeu o horário de funcionamento, e os postos ficaram abertos sábado e domingo, das 8h às 14h. Nesse período, 6,8 mil pessoas renovaram o título de eleitor. O prazo para a regularização é até 31 de março e haverá plantão no próximo fim de semana. De segunda a terça-feira, o horário é das 8h às 18h. Desde o início do mês não é necessário agendamento prévio. Até ontem, 1,7 milhão de eleitores fizeram o procedimento.



Lindolfo Zacarias da Cunha durante o recadastramento no Cartório da 1ª Zona Eleitoral;O eleitor que não comparecer até o fim do período terá o título cancelado. Depois, ele poderá tentar regularizar a situação até por volta de 7 de maio para conseguir votar nessas eleições, mas com certeza terá dificuldade. Ele terá de esperar abrir um novo período, provavelmente em dezembro, para colocar tudo em dia e pagar a multa, cerca de R$ 4 por pleito (se tiver segundo turno, ele paga uma penalidade por cada um), e não terá o direito de justificar. Por isso, nesse meio tempo, o eleitor que não fizer o recadastramento não poderá tirar passaporte, assumir cargo público e, em alguns casos, como os servidores públicos, poderá ter o salário suspenso;, explicou o diretor-geral em exercício do Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE-DF), Juliano Castelo.

Apesar da proximidade do fim do prazo, nos últimos dias de recadastramento, os postos permanecem vazios. Nesse fim de semana, quem decidiu regularizar o título não encontrou dificuldades. O comerciante Lindolfo Zacarias da Cunha, 68 anos, morador da Asa Sul, deixou para a última hora porque não teve como agendar. ;Tentei fazer antes, mas como tinha de marcar, desisti. Mas valeu a pena. Foi bem rápido;, conta. O servidor público Francisco Guerra, 72 anos, também morador da Asa Sul, fez o recadastramento ontem. ;Estava viajando e não consegui resolver a situação antes. Aproveitei o plantão. Pesquisei sobre o que deveria levar e realizei o procedimento em dois minutos;, lembrou.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique
Assista à reportagem da TV Brasília

[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação