Cidades

Comércio do Distrito Federal registra alta de 0,75% em fevereiro

Alta foi puxada pelo aumento de vendas no segmento de Livraria e Papelaria e no setor de Agência de Viagens

postado em 26/03/2014 16:02
As vendas do comércio do Distrito Federal registraram alta de 0,75% em fevereiro deste ano, em comparação com janeiro. A leve alta foi ocorreu principalmente pelo segmento Livraria e Papelaria, que teve aumento de 32,69% nas vendas. Em serviços, o aumento foi puxado pelo setor de Agência de Viagens, com alta de 14,88%.

Entre as formas de pagamento, o cartão de crédito foi o mais utilizado tanto para comércio quanto para serviço. No comércio, a modalidade respondeu por 41,10% das vendas. No setor de serviços, foi responsável por 39,41% das compras.

De acordo com a Pesquisa Conjuntural de Micro e Pequenas Empresas do Distrito Federal, realizada pelo Instituto Fecomércio, o setor de serviços apresentou aumento de 3,39% nas vendas. Dos quatro segmentos de serviço analisados, Agência de Viagem e Pet Shop apresentaram alta nas vendas em fevereiro, de 14,88% e 2,29% respectivamente. Autoescola e Salão de Beleza apresentaram queda de 11,3% e 2,48%.



De acordo com o presidente da Fecomércio, Adelmir Santana, o resultado mais tímido nesse mês já era esperado. ;Os brasilienses normalmente se programam com mais cautela no que diz respeito aos gastos de começo do ano. Por também ser o início do período escolar, as Livrarias e Papelarias sempre vendem bem nesta época, assim como o segmento de viagens; explica Adelmir.

Na comparação com janeiro deste ano, apresentaram crescimento nas vendas do comércio em fevereiro os segmentos de: Livraria e Papelaria (32,69%), Calçados (15,45%) e Mercado e Mercearia (7,47%). Ocorreram quedas no segmento de: Material de Construção (-11,86%), Floricultura (-10,25%), Tecidos (-4,98%) e Bares, Restaurantes e Lanchonetes (-3,17%);

Para pesquisa, foram consultadas 700 empresas, sendo 596 do comércio e 104 de serviços. A coleta de dados foi realizada entre os dias 5 e 10 de março de 2014.

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