Cidades

Chácara que abriga cães e gatos fica alagada após chuva em Valparaíso

Alguns cachorros tiveram que ser hospedados em hotéis de Brasília

postado em 28/03/2014 15:57

Os voluntários do Projeto Adoção São Francisco acordaram assustados nesta quinta-feira (27/3) quando souberam que a Morada de Chiquinho, chácara do Valparaíso que abriga cães e gatos carentes, estava alagada. Em alguns canis, os cachorros ficaram com águas até os joelhos.

A inundação atingiu principalmente os canis da chácara
Apesar do susto, nenhum animal se feriu, de acordo com a voluntária Daniela Nardelli. "O caseiro e sua família foram muito rápidos para salvá-los. O risco de afogamento era muito grande", afirmou.

A chácara foi invadida por um rio de lama. Durante a enxurrada, os animais entraram em pânico e o tratador teve que abrir as portas do corredor de segurança para que os cachorros pudessem sair dos canis em busca de segurança. "Alguns cães foram colocados no gatil e junto aos animais especiais. Quinze cachorros tiveram que ser levados a hotéis caninos de Brasília", relata a voluntária.



De acordo com a Nardelli, esse é o primeiro caso de alagamento na chácara em 30 anos. Agora, os voluntários se mobilizam para arrecadar doações para reformas no local e evitar novos problemas. O projeto também precisa de ajuda para arcar com a hospedagem dos animais que tiveram que deixar a chácara.

Alagamento na Morada de Chiquinho, no Valparaíso
Ao todo, a Morada de Chiquinho abriga 35 cães e 26 gatos, entre eles animais com necessidades especiais. O projeto também dá assistência a outros oito bichos que estão internados em uma clínica. "Somente quando o animal está saudável que levamos para chácara", explica Nardelli.

O projeto foi formalizado há dois anos por sete voluntárias, mas a ação já existe há mais de duas décadas. Para o doar, basta depositar qualquer quantia na agência 3603-X e conta-corrente 391.021-0 do Banco do Brasil, no nome de Jovenília de Oliveira.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação