Cidades

CEB é a quinta pior distribuidora de energia do país, indica levantamento

A Aneel elaborou um ranking com as 35 companhias de grande porte do Brasil

postado em 28/03/2014 16:36
A Companhia Energética de Brasília (CEB) foi a quinta pior distribuidora de energia de grande porte do país em 2013, segundo ranking divulgado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A empresa brasiliense está na 31; colocação, de um total de 35 companhias.

A energia da CEB só aparece à frente da Companhia Energética de Alagoas (Ceal), Centrais Elétricas do Pará (Celpa), Light Serviços de Eletricidade e .

No ranking de 2012, a CEB ficou no 33; lugar. Em nota, a CEB afirmou que esse avanço no ranking não corresponde aos "esforços e investimentos realizados na recuperação do sistema de distribuição do Distrito Federal". A companhia também informou que investiu R$ 500 milhões nos últimos três anos para a recuperação do sistema, que foram construídas nova novas subestações e sete novas linhas de distribuição.

O estudo da Aneel avaliou todas as concessionárias do Brasil entre janeiro a dezembro do ano passado. As 73 companhias foram dividas em dois grupos: de grande porte e pequeno porte.



A avaliação é elaborada com base no número de horas que, em média, um consumidor fica sem energia elétrica durante um período e quantas vezes, em média, houve interrupção no fornecimento de energia. De acordo com a agência, a lista é um instrumento que incentiva as concessionárias a buscarem a melhoria contínua da qualidade do serviço.

Confira a nota da CEB na íntegra:
Entendemos que subir apenas duas posições no ranking de qualidade das distribuidoras de energia elétrica, não corresponde aos nossos esforços e aos investimentos realizados na recuperação do sistema de distribuição do Distrito Federal. Os investimentos na recuperação do sistema foram da ordem de R$ 500 milhões nos últimos três anos. Foram construídas 9 novas subestações e 7 novas linhas de distribuição, o que deixou nosso sistema mas robusto e confiável.

Do segundo semestre do ano passado para cá, foram executadas obras no sistema de 15 kV, com a construção de novos alimentadores de baixa tensão, compactação de redes elétricas, divisão de cargas de circuitos muito extensos. A percepção de melhora nos serviços de energia elétrica já está acontecendo nos próprios indicadores de DEC e FEC registrado em janeiro de 2014. A CEB continua comprometida em atender cada vez melhor com os moradores de Brasília.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação