Cidades

Paralisação de metroviários deixa metrô com esquema especial na sexta-feira

Para minimizar os impactos da greve, o Metrô-DF terá estações abertas e alguns trens em funcionamento

postado em 04/04/2014 00:10
Desde o começo da manhã desta sexta-feira (4/4), os usuários de transporte público estão tendo bastante dificuldade para chegar ao trabalho utilizando os trens da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF). Alguns trens e estações estão em funcionamento, mas com número reduzido. Os metroviários do Distrito Federal decidiram iniciar paralisação à 0h. Para minimizar os impactos à população com a greve, será realizada uma operação especial de funcionamento.

O Metrô-DF funcionará com sete trens nos horários de pico (das 6h às 8h45 e das 16h45 às 20h15) e quatro trens nos intervalos. Das 24 estações operacionais, 10 estarão fechadas para embarque. Entretanto, todas estações funcionarão para desembarque.



Reflexos

Por conta da paralisação, muitas paradas de ônibus estão com movimentação acima do normal nesta manhã. O reflexo também é sentido no trânsito, que já registra trânsito mais intenso em várias pistas rumo ao centro da capital.

[SAIBAMAIS]A paralisação terá tempo indefinido. De acordo com o Sindicato dos Metroviários do Distrito Federal (Sindmetrô-DF) a categoria vai manter 30% do efetivo trabalhando. Os funcionários reclamam da falta de negociação com o Governo do DF (GDF) por melhorias para a categoria. Entre as reivindicações estão: correção das distorções salariais do Plano de Carreira; redução de jornada para 6 horas; reajuste salarial 10%; plano de previdência complementar; aumento da quebra de Caixa da bilheteria, entre outros.

Confira as estações que não irão funcionar para o embarque de passageiros:

- Brasília: 102 Sul, 108 Sul, 112 Sul e Asa Sul

- Guará: Feira

- Águas Claras: Concessionárias

- Taguatinga: Centro Metropolitano e Taguatinga Sul

- Ceilândia: Guariroba

- Samambaia: Samambaia Sul

As demais estações permanecerão abertas para embarque e desembarque. O horário de funcionamento permanece das 6h às 23h30, de segunda a sábado, e das 7h às 19h, aos domingos e feriados.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação