Cidades

Contra estupro, brasilienses organizam marcha em frente ao Museu Nacional

A manifestação tem como bandeira inibir qualquer tipo de violência sexual

postado em 04/04/2014 12:58

A campanha nas redes sociais surgiu com a jornalista Nana Queiroz

Adeptas do movimento "Eu não mereço ser estuprada" vão realiza, neste sábado (5/4), uma manifestação em frente ao Museu da República às 14h. Inspirados pela frase "meme" lançada pela jornalista Nana Queiroz, o movimento tem como bandeira inibir qualquer ato de violência sexual contra qualquer ser. "Nem animal, nem criança, nem idoso, nem doente mental, nem mulher, nem homem. Ninguém! Somos todos vítimas desta cultura", diz a divulgação.

[SAIBAMAIS]

A reforça a ideia de que, em hipótese alguma, sexo forçado é aceitável. O evento no Facebook já conta com mais de 700 pessoas confirmadas. Uma das organizadoras do evento, a estudante de logística Aysla Oliveira, 26 anos, explica que a marcha tem como objetivo chamar atenção da mídia e do governo para campanhas mais efetivas para combate ao estupro. Segundo a programação, eles seguirão do Museu Nacional até o Congresso Nacional caminhando, com faixas e cartazes.



A manifestação também ocorrerá em outras cidades do Brasil. Em Pernambuco, a concentração está marcada para esta sexta-feira, às 18h30. No sábado, o movimento será realizado às 13h em São Paulo e em Salvador. No domingo, será a vez do Rio de Janeiro, com programação a partir das 14h.

Campanha

O movimento foi lançado nas redes sociais após a divulgação de uma pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). O estudo indicou que 65% dos entrevistados acham que mulheres merecem ser atacadas quando estão com roupas que mostram o corpo.

Após organizadoras da campanha #eunãomereçoserestuprada receberem várias ameaças na internet, homens também aderiram à ideia. No fanpage do Correio, a com a foto de um homem que aderiu a campanha conta com mais de 100 mil compartilhamentos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação