Cidades

Consumidor tem direito a pagar sempre o menor preço quando há divergência

O valor da mercadoria nas prateleiras não é necessariamente o mesmo a ser pago. Na maioria das vezes, ele é maior e passa despercebido do cliente. Quando notado, o correto é a pessoa exigir a reparação na hora e registrar queixa no Procon

postado em 07/04/2014 07:05
O valor da mercadoria nas prateleiras não é necessariamente o mesmo a ser pago. Na maioria das vezes, ele é maior e passa despercebido do cliente. Quando notado, o correto é a pessoa exigir a reparação na hora e registrar queixa no Procon

Não é raro encontrar, principalmente em supermercados, preços diferentes dos observados nas prateleiras na hora de pagar. O consumidor, muitas vezes, não percebe o erro. De acordo com pesquisa do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), a prática é recorrente. A entidade analisou produtos em cinco supermercados e todos eles tinham pelo menos um item com divergência, sempre para mais. Algumas mercadorias tinham acréscimo de até 31%. O Código de Defesa do Consumidor, entretanto, prevê que o comprador tem, sempre, que pagar a menor quantia (veja O que diz a lei).

;Concluímos que os estabelecimentos ainda têm muita diferença nas tabelas. O consumidor nem sempre verifica os valores e, por isso, acaba pagando mais do que deveria;, analisa Carlos Thadeu de Oliveira, gerente técnico do Idec. Para ele, as punições contra esse tipo de erro deveriam ser mais rígidas. ;Só a multa não adianta. Os órgãos deveriam expor o nome dos mercados que têm mais reclamações, por exemplo. O problema é que, na maioria das vezes, a pessoa não se dá conta de que está sendo lesada. Nesse caso, inclusive, ela pode até receber em dobro;, salienta.

O gerente técnico afirma ainda que a melhor maneira de resolver o problema é na hora. ;É importante verificar os valores para não ser enganado. Se a pessoa só percebe depois, fica difícil comprovar que o preço era outro;, diz. Ele também ressalta que o consumidor pode se basear em folhetos e propagandas para regular o preço. ;A publicidade tem de deixar claro até quando dura a promoção. Caso contrário, o cliente pode pedir para pagar o menor valor;, acrescenta.

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