Cidades

Quatro pré-candidatos ao Buriti ainda não escolheram os vices

Nos bastidores, esquentam as negociações e aumenta o assédio sobre quem tem mais tempo de tevê

postado em 20/04/2014 07:00
Agnelo e Filippelli: dobradinha das eleições de 2010 será repetida

A seis meses da eleição, os nomes dos cabeças de chapa que concorrerão ao Palácio do Buriti em outubro já estão bem encaminhados. A vaga de vice de quatro pré-candidaturas, porém, segue em aberto. As negociações para compor uma dupla capaz de sair com a vitória nas urnas têm esquentado os bastidores da política do DF. Enquanto as dobradinhas Agnelo Queiroz (PT) e Tadeu Filippelli (PMDB) e José Roberto Arruda (PR) e Liliane Roriz (PRTB) já foram anunciadas, os demais postulantes a chefe do Executivo local ainda buscam os candidatos com os quais farão dobradinha.

O senador Rodrigo Rollemberg (PSB) sonha com José Antônio Reguffe (PDT), mas também flerta com Rogério Rosso, ex-governador do DF presidente regional do PSD. Outros dois possíveis candidatos ; Eliana Pedrosa (PPS) e Luiz Pitiman (PSDB) ;, cujo nome foi lançado na última semana pelo comando nacional da legenda, articulam para ampliar alianças e terem direito a mais tempo no horário eleitoral gratuito. Já o PSol deve lançar uma chapa só com representantes do próprio partido.

Arruda e Liliane: aliança acertada em encontro na casa de Roriz

Apesar de seis legendas terem apresentado pré-candidatos, ainda não há como saber quem, de fato, disputará a eleição. O deputado federal tucano Luiz Pitiman, por exemplo, aceita negociar a cabeça da chapa em nome de um palanque que seja o mais forte possível para Aécio Neves (PSDB). ;O que a Executiva nacional exigiu é que construamos uma base de sustentação forte para o nosso candidato à presidência;, declara. Ele não descarta uma coligação com José Roberto Arruda nem com qualquer outra força que seja oposição ao atual governo. ;A única porta fechada é com o PT. Com os outros, estamos nos reunindo para negociar;, afirma.


Como está a situação

Agnelo Queiroz (PT)
; Única chapa dada como certa, será composta pelo petista e por Tadeu Filippelli (PMDB). Três vezes deputado federal, o partido do atual vice-governador representa 2 minutos e 34 segundos de tevê.

José Roberto Arruda (PR)
; Liliane Roriz (PRTB) foi anunciada para a vaga de vice num acordo que reuniu o pai da distrital, o ex-governador Joaquim Roriz (PRTB), e aliados. Nos bastidores, porém, Arruda estaria negociando com outros nomes.

Rodrigo Rollemberg (PSB)
; Sonha com o deputado federal mais votado proporcionalmente do país no último pleito, José Antônio Reguffe (PDT), para a vaga de vice. Caso o preferido não queira, negociará com o PSol e com o PSD.

Luiz Pitiman (PSDB)
; Dentro da proposta do pré-candidato à Presidência Aécio Neves de ter um cabeça de chapa no DF, o deputado trabalha para ter um nome de peso na vice, que seria o caso de Eliana Pedrosa. Também tem negociado com o DEM.

Eliana Pedrosa (PPS)
; Nos bastidores, conversa com o PSDB e o PR sobre um eventual posto de vice em uma dessas chapas. Pretende, no entanto, ser ela própria a candidata ao Buriti.

Toninho do Psol
; Deve lançar chapa ;puro sangue; e buscar apoio de outros partidos de esquerda, como PSTU e PCB.


A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação